CNU: inscrições para segunda edição começam nesta quarta; entenda como será a prova


Edital será publicado nesta segunda-feira e apresentará novidades, como uma taxa única de inscrição para todos os cargos

Estudantes chegam para prestar a prova do Concurso Nacional Unificado, no domingo, 18 de agosto — Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que as inscrições para a segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) começam a partir desta quarta-feira. Serão ofertadas 3.652 vagas. O edital, contudo, ainda não foi divulgado.

Do total, 2.480 vagas serão para início imediato (1.972 de nível superior e 508 de nível intermediário) e 1.172 poderão ser convocadas a curto prazo, após a homologação dos resultados. Todas as oportunidades estão agrupadas em nove blocos temáticos, permitindo que o candidato, com uma única inscrição, concorra a diferentes cargos dentro de sua área de preferência.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi a banca escolhida para aplicar as provas, que ocorrerão em duas etapas: a primeira, com provas objetivas, está prevista para 5 de outubro; e a segunda, com provas discursivas, será em 7 de dezembro. As inscrições ocorrem de 2 a 20 de julho.

Algumas das novidades para este ano são: a taxa em valor único, de R$ 70, tanto para cargos de nível superior quanto de nível intermediário; e aplicação integral da nova Lei de Cotas.

A maior oferta de vagas está no Bloco 5, de Administração, com 1.172 oportunidades. O edital também traz novidades, como a criação de dois blocos de nível médio — um para a área da saúde e outra para regulação. Já o Bloco 7, de Justiça e Defesa, conta com apenas um cargo específico: Analista Técnico de Justiça e Defesa, com 250 vagas.


Confira os blocos temáticos:

Bloco 1: Seguridade Social – Saúde, Assistência Social e Previdência Social
Bloco 2: Cultura e Educação
Bloco 3: Ciências, Dados e Tecnologia
Bloco 4: Engenharias e Arquitetura
Bloco 5: Administração
Bloco 6: Desenvolvimento Socioeconômico
Bloco 7: Justiça e Defesa
Bloco 8: Intermediário – Saúde (nível médio)
Bloco 9: Intermediário – Regulação (nível médio)


Cronograma oficial:

Inscrições: 2 a 20 de julho de 2025 (pagamento até 21/7)
Solicitação de isenção da taxa: 2 a 8 de julho
Prova objetiva: 5 de outubro de 2025
Convocação para prova discursiva e confirmação de cotas/PcD: 12 de novembro
Envio de títulos (quando houver): 13 a 19 de novembro
Prova discursiva: 7 de dezembro de 2025
Divulgação da 1ª lista de classificação: 30 de janeiro de 2026


Cotas

30 % das vagas reservadas: 25 % para pessoas negras, 3 % para indígenas e 2 % para quilombolas;
5 % para pessoas com deficiência (PcD);
Paridade de gênero: se as mulheres classificadas para a segunda fase ficarem abaixo de 50 % em qualquer cargo, serão convocadas candidatas adicionais até atingir esse percentual;
Convocação ampliada: nove vezes o número de vagas em cada modalidade (ampla concorrência e cotas) para a prova discursiva.


Fonte: O Globo



Postagem Anterior Próxima Postagem