A embarcação, que transportava 53 pessoas, virou por volta das 14h (horário local), enquanto a tempestade Wipha se aproximava do país pelo Mar do Sul da China. Há desaparecidos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/R/r/UmJNLWSz6Un3Q6x3v1Rg/afp-20250719-679v2we-v1-highres-vietnamaccident.jpg)
Barco turístico vira durante tempestade e deixa dezenas de mortos no Vietnã. — Foto: Vietnam News Agency/AFP
Pelo menos 38 pessoas morreram após um barco turístico virar durante uma tempestade na Baía de Halong, no Vietnã, neste sábado (19). A informação foi divulgada pela mídia estatal.
A embarcação, que transportava 53 pessoas, virou por volta das 14h (horário local), enquanto a tempestade Wipha se aproximava do país pelo Mar do Sul da China. Ventos fortes, chuvas intensas e raios foram registrados na região.
Equipes de resgate encontraram 11 sobreviventes e recuperaram 27 corpos, sendo oito deles de crianças, segundo a agência estatal Vietnam News Agency, citando autoridades locais. Segundo reportagem da BBC, várias pessoas continuam desaparecidas.
A maioria dos turistas era da capital, Hanói, informou o jornal local VnExpress. Não houve confirmação oficial sobre a nacionalidade das vítimas, enquanto equipes de resgate continuavam as buscas por sobreviventes.
Localizada a cerca de 200 km a nordeste de Hanói, a Baía de Halong recebe dezenas de milhares de visitantes todos os anos, e os passeios de barco são bastante populares.
A tempestade Wipha, o terceiro tufão a atingir o Mar do Sul da China este ano, deve tocar o solo na costa norte do Vietnã no início da próxima semana.
O mau tempo também causou interrupções no tráfego aéreo. O aeroporto de Noi Bai informou que nove voos de chegada foram desviados para outros aeroportos, e três voos de partida foram temporariamente suspensos neste sábado.
Fonte: G1