![]() |
Amapaenses atuam em guerra na Ucrânia — Foto: Divulgação/Thony Yankee/Rendli Mateus |
Os brasileiros Rendli Mateus, de 30 anos, e Thony Yankee, de 34 anos, são ex-militares do Exército do Brasil e passaram a atuar neste ano nas tropas ucranianas em Kiev. Ambos iniciaram a vida militar no 34º Batalhão de Infantaria de Selva no Amapá e, desta vez, enfrentam a missão mais árdua da carreira e da vida: o conflito militar russo-ucraniano.
Rendli Mateus é oiapoquense e está há 4 meses na Ucrânia. Por ter experiência militar, atualmente é sargento e instrutor de novos soldados.
Já o carioca Thony Yankee, que foi criado em Oiapoque e em Macapá, desembarcou na capital ucraniana na última quarta-feira (2) e segue em preparação, ainda como recruta.
A guerra que iniciou em fevereiro de 2022, quando tropas russas invadiram locais próximos a Kiev, segue até hoje.
Sobre os combatentes
![]() |
Amapaense atua como sargento e instrutor de soldados na Ucrânia — Foto: Divulgação/Rendli Mateus |
Ao g1, Mateus disse ser o primeiro amapaense a formar forças especiais em um cenário de guerra.
Mateus, que é sargento e instrutor de soldados na Ucrânia, foi criado no Amapá. Ele viveu no município de Oiapoque, a cidade mais ao norte do litoral brasileiro, até os 15 anos. Na adolescência, o recruta passou a morar na capital, Macapá.
"Eu sempre me mantenho otimista para todos os dias retornar vivo, pensando sempre no meu filho, minha família e amigos", disse.
Ele contou que após servir o exército brasileiro em território amapaense, tentou seguir a vida como civil, mas relatou que o 'espírito militar falava mais alto'.
"Continuei buscando a carreira militar, no ano de 2024. Assim, indo para a França, onde me alistei na tão famosa Legião Estrangeira Francesa, onde fiquei apenas 1 um ano servindo o exército francês. Em janeiro de 2025 pedi final de contrato, após receber um convite para fazer parte de um grupamento de forças especiais que estava atuando na Ucrânia", explicou o militar.
O brasileiro Thony Yankee, de 34 anos, nasceu no Rio de Janeiro (RJ), mas foi criado desde a infância na capital do Amapá, berço de seu pai e sua mãe. Nas redes sociais, Yankee se apresenta como um 'carioca amapaense'.
Thony também possui uma longa trajetória no cenário militar, iniciada em 2014 no Batalhão de Infantaria, no Amapá. Em 2015, ele iniciou o curso de formação de cabo e em 2016 teve a sua promoção ao cargo.
Em 2023, tomou a decisão de atuar na Legião Estrangeira na França, e começou a se preparar com uma equipe operacional para o Teste de Aptidão Física (TAF).
"Entrei na equipe da charlei operacional para me preparar. Com apoio da Rafaela Freitas, consegui chegar na França e comecei minha jornada. Meu companheiro de farda Rendli foi na frente", explicou.
No entanto, mesmo após passar em todos os testes na França, Thony não foi selecionado por não ter o perfil estabelecido para o momento.
Yankee foi morar em Portugal e em seguida recebeu o convite de Rendli para atuar como combatente na Ucrânia.
![]() |
Criado no Amapá é recruta em guerra na Ucrânia — Foto: Reprodução/Redes Sociais |
Questionado pelo g1, Yankee explicou o que o motivou a atuar diretamente na guerra.
"Não acho justo um país querer tomar decisões por outro e invadir por motivos não plausíveis", disse Thony.
![]() |
Rendli e Yankee na Ucrânia — Foto: Reprodução/Redes Sociais |
Devido às questões de sigilo e segurança, detalhes e outras informações não puderam ser divulgadas.
Situação atual da guerra na Ucrânia
Nesta sexta-feira (4), foi registrado o maior ataque de drones russos contra a Ucrânia, desde o início do conflito. Foram lançados pelo menos 600 drones, após uma ligação entre Putin e Trump.
O sargento Mateus informou ao g1 que o local atacado é afastado: "A área atingida foi distante do centro da cidade", disse.
Segundo informações divulgadas pelo governo ucraniano, 23 pessoas ficaram feridas durante o ataque e diversos prédios foram atingidos.
Famílias precisaram se abrigar dos ataques em estações de metrô subterrâneas. Os moradores da capital da Ucrânia passaram a noite em claro sob o barulho de sirenes de ataque aéreo, drones kamikazes e detonações estrondosas.
Fonte: G1