Lucinha Lins fala de experiência sobrenatural em 'A Viagem': 'Tivemos que parar a cena'

Lucinha Lins interpretou Estela em 'A Viagem' — Foto: Reprodução/Globo

Já faz mais de 30 anos que A Viagem foi exibida na telinha Globo e, ainda hoje, a novela desperta fascínio no público. A trama, que novamente está sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, segue prendendo o público em frente à TV. Prova disso é a atriz Lucinha Lins na novela de Ivani Ribeiro, que voltou a ser chamada de Estela, nome de sua personagem, nas ruas.

“Considero essa novela um fenômeno, ela ficou temporal. Pessoas que não eram nem nascidas quando ela foi ao ar pela primeira vez estão vendo hoje. São gerações que adoram esse trabalho. Estão me chamando de Estela novamente na rua, porque está reprisando. Tem pessoas que esbarram comigo e dizem: ‘Eu não deixo de assistir sempre que ela reprisa’. Então, quem já viu quer ver de novo, quem não viu fica curioso e acontece o mesmo fenômeno. Eu não sei nem explicar isso, que luxo”, falou Lucinha à Quem.

A trama é, de fato, um marco na TV brasileira, pois foi a primeira novela da Globo a explorar a temática espírita. “Sem dúvida, causou bastante espanto. Teve gente dizendo que era mentira, que não era nada disso, que não era assim, e teve gente dizendo que é assim mesmo. As pessoas ficaram muito impressionadas com o que estava acontecendo. Eu acho que esse foi um dos grandes pontos da novela: o tema. Despertou uma curiosidade muito grande no público. Fora que muitos de nós [atores] se interessaram por esse assunto. Foi incrível como mexeu com as pessoas”, comentou a atriz.

Lucinha disse que não tinha conhecimento sobre o espiritismo e, por conta da novela, sentiu vontade de conhecer mais sobre o assunto. “Eu tenho a minha religiosidade, nasci na igreja católica, fui criada na igreja católica, mas depois eu fui ler mais coisas. A doutrina espírita me encanta bastante, mas eu não sigo ao pé da letra nenhuma doutrina, mas sou extremamente religiosa e uma mulher de fé.”

Relação com Christiane Torloni

Estela, personagem que marcou a carreira de Lucinha, era irmã de Diná, protagonista vivida por Christiane Torloni, na história. A sintonia das atrizes em cena foi algo que encantou o público. De acordo com a atriz, essa parceria foi construída nos bastidores da novela e deixou uma marca tanto nela quanto na colega de profissão.

“Nós não éramos tão próximas antes. A gente se conhecia, já tinha se esbarrado, mas a química que aconteceu entre nós duas nessa novela foi muito inesperada também. Deu tudo certo. A gente combinou muito bem, o nosso olhar, o encontro dos nossos olhares, do nosso toque e a generosidade que aconteceu entre nós em cenas, às vezes muito difíceis, foi muito especial. Nós duas teremos essa marca guardada no meio do peito para o resto da vida, com certeza”, afirmou.

Experiência sobrenatural

Alguns atores de A Viagem já relataram que viveram experiências sobrenaturais das gravações. Lucinha disse que realmente aconteceram algumas coisas inexplicáveis nos bastidores e recordou um momento que emocionou os artistas e a equipe da novela.

“Volta e meia aconteceu algum tipo de surpresa. Acho que a que mais impressionou a todos foi a cena do crematório do Alexandre [Guilherme Fontes]. Todos nós sabemos que a Christiane perdeu um filho, ainda muito menino, num acidente. Foi um choque. E esse menino foi cremado. Nós estávamos muito aflitos e preocupados com a Christiane. Durante a gravação, nós estávamos dentro de um estúdio frio e apareceu uma borboletinha pequenina amarela. Essa borboletinha voava em torno da Christiane e, quando pousava, ela pousava naquele caixão cenográfico, em frente a ela. Isso foi filmado”, enfatizou.

Cena de 'A Viagem' — Foto: Reprodução/Globo

A atriz falou que a borboletinha chegou a atrapalhar as gravações. “Tivemos que parar algumas vezes. Parecia, para todos nós, e acho que para a Cris também, um alento. Aquela borboleta acho que era o filho dela dizendo: ‘Fica calma, mamãe. Eu estou bem, está tudo bem’. Porque era uma cena dificílima de ser feita, principalmente por ela. Lembro que tivemos que parar a cena, a Chris teve uma crise de choro muito séria. Depois ela voltou e terminamos a cena, que era dolorosa pela história em si e por tudo que a gente sabia que poderia estar acontecendo com a Chris. Foi isso. Essa borboletinha encantou a todos nós e nos fez perceber uma presença de carinho e de alento naquele momento.”

Cena marcante

Para Lucinha, esse trabalho foi tão especial que fica difícil escolher apenas uma cena que a marcou. “Acho que a que todos comentam, não tem jeito, é quando a Estela percebe na alma dela a morte da Diná. A Estela percebe que a irmã morreu, sendo que a notícia ainda não tinha chegado. É uma coisa do que existia entre elas, essa telepatia que elas tinham, a sensibilidade que existia entre as duas, foi uma cena difícil de ser feita. Nós fizemos de uma única vez, e, graças a Deus, ficou ótima. Não há quem não fale dessa cena”, comentou a atriz.

Lucinha Lins interpretou Estela em 'A Viagem' — Foto: Reprodução/Globo

Remake?

Após a Globo lançar novas versões de clássicos como Vale Tudo, Pantanal e Renascer, a torcida por um remake de A Viagem cresceu. No entanto, na visão de Lucinha, ainda não é o momento. “Acho difícil falar de um remake dessa novela, uma vez que ela ainda é tão presente. Talvez daqui a uns 20 anos, quando ela sair bastante de cena, exista um remake e gente boa para fazer essas personagens não vão faltar. Mas acho que não é o momento, não é hora disso ainda.”

A artista está assistindo à reprise e, à Quem, reagiu aos elogios sobre sua aparência. “Eu me vejo agora na televisão, estou matando saudades. Dá uma certa nostalgia, me enche de encanto e de ternura. Vejo tantos que estão ali já se foram, meu Deus. Mas não estou no formal, não. Tenho a sorte de ter nascido de uma família muito bonita. Meu pai era um homem lindo, minha mãe belíssima, e é só isso. Acho que estou envelhecendo bem, estou com 72 anos e estou ficando uma 'veinha' bonitinha, mas bem diferente da Estela daquele tempo”, concluiu a atriz.

Fonte: Quem


Postagem Anterior Próxima Postagem