![]() |
Xiaomi Smart Cook pode preparar vários pratos sozinho — Foto: Divulgação/Xiaomi |
O Xiaomi Smart Cook é mais do que uma panela inteligente. Esse verdadeiro robô cozinheiro conta com mais de 35 funções e pode substituir vários eletrodomésticos, como air fryer, fogão, liquidificador, batedeira e processador de alimentos. Capaz de pesar, misturar, cozinhar, triturar e até lavar ingredientes, o aparelho funciona por meio de inteligência artificial para fazer desde pratos simples até receitas elaboradas a partir de poucos toques no seu display digital.
O equipamento promete transformar o preparo das refeições em algo rápido, prático e automatizado, mesmo para quem tem pouca experiência na cozinha, ao contar com tecnologias avançadas que ajustam automaticamente temperatura, tempo e velocidade conforme a receita. Continue lendo para descobrir por que o Xiaomi Smart Cook vai muito além de uma air fryer ou uma simples panela elétrica.
Especificações Xiaomi Smart Cook
Peso: 10 kg;
Dimensões: 413 x 316 x 344 mm;
Capacidade da panela: 2,2 L;
Potência: 1.700 W;
Display touch screen: 8 polegadas;
Voltagem: 220V;
Frequência: 50Hz;
Acessórios: copo medidor, lâmina, lâmina borboleta, raspador, cesto, kit de colheres medidoras, balança de alta precisão embutida.
![]() |
Robô cozinheiro da Xiaomi vem com balança de alta precisão — Foto: Divulgação/Xiaomi |
O Xiaomi Smart Cooking Robot promete facilitar a rotina na cozinha com sua ficha técnica. Pesando 10 kg e medindo 413 x 316 x 344 mm, o equipamento é compacto o suficiente para se encaixar em cozinhas de diversos tamanhos, ocupando um pouco mais de espaço que uma air fryer comum.
A panela principal, de aço inox com 3 camadas, tem capacidade de 2,2 litros e permite preparar quatro pratos ao mesmo tempo, o que entrega uma refeição completa de uma só vez a partir do controle no display touch screen de 8 polegadas. O equipamento ainda promete um cozimento uniforme, e seu revestimento plástico externo é resistente ao calor, ajudando a evitar queimaduras acidentais na cozinha.
A potência de 1.700 W do Xiaomi Smart Cook acompanha o algoritmo CookingIoT, desenvolvido pela própria Xiaomi, capaz de ajustar automaticamente temperatura, tempo e velocidade de preparo com base em técnicas de chefs profissionais. Ele vem com mais de 200 receitas, e seu armazenamento pode ser atualizado online para incluir cada vez mais pratos.
Funções do Xiaomi Smart Cook
![]() |
Xiaomi Smart Cook pode preparar três pratos, além de uma sopa, ao mesmo tempo — Foto: Divulgação/Xiaomi |
Segundo a Xiaomi, o robô cozinheiro conta com tantas funções que é capaz de substituir mais de 30 equipamentos diferentes, como air fryer, fogão, batedeira, liquidificador, processador, balança, cafeteira e até mesmo câmara de fermentação. Isso é possível graças a um motor especial, que opera entre 40 a 12 mil rotações por minuto e consegue executar desde tarefas delicadas, como refogar lentamente, até processos mais intensos, como triturar ingredientes duros.
Assim, é possível refogar alimentos, cozinhar legumes ao vapor, amassar batatas para um purê, por exemplo, e até mesmo moer grãos e picar carnes. Segundo a fabricante, o robô é capaz de preparar uma variedade de comidas, como pão fermentado, papinha de bebê e chantilly. O Xiaomi Smart Cook também conta com modo autolimpeza e pode lavar frutas, legumes, carnes e outros ingredientes antes do preparo da refeição, de maneira integrada ao cozimento.
Diferenciais para uma air fryer e panela elétrica
![]() |
Xiaomi Smart Cook tem inteligência artificial e motor potente — Foto: Divulgação/Xiaomi |
Comparar o Xiaomi Smart Cook com uma air fryer ou uma panela elétrica chega a ser injusto, porque o principal diferencial do robô cozinheiro é a sua capacidade de fazer refeições inteiras de uma só vez graças à sua versatilidade em modos de preparo, como grelhar, cozinhar e picar comidas.
Já a air fryer, por outro lado, é apenas capaz de fritar alimentos sem óleo e serve só para pratos simples, o que indica uma limitação de funcionalidade. Apesar da panela elétrica oferecer mais recursos, como cozinhar arroz, fazer sopas e refogados simples, ela não tem a conexão à Internet nem a tecnologia avançada do Xiaomi Smart Cook, como tela sensível a toque, balança embutida e ajuste automático de temperatura.
Por isso, o robô cozinheiro vai muito além com sua integração ao Wi-Fi e inteligência artificial, porque isso traz comodidades como apenas selecionar uma receita na base de dados do equipamento, adicionar os ingredientes conforme as instruções e aguardar o preparo da refeição, sem fazer mais nada.
Qual o valor do Xiaomi Smart Cook?
O Xiaomi Smart Cook pode ser encontrado em varejos online à venda entre R$ 5,1 mil (conversão do preço sugerido pela fabricante em euros) e R$ 13 mil. A grande variação de preço se dá pelo fato de não estar à venda no Brasil. Assim, é necessário importá-lo para o país, sob risco de pagar ainda mais impostos sobre o valor do produto.
Vale a pena investir?
![]() |
Xiaomi Smart Cook vale a pena para agilizar tempo na cozinha — Foto: Divulgação/Xiaomi |
O Xiaomi Smart Cook é ideal para quem está começando a cozinhar, tem pouco espaço em casa e quer um único aparelho para ganhar tempo no preparo das refeições. Embora o conceito de robô cozinheiro pareça novidade no Brasil, ele é bastante popular na Europa.
O principal concorrente do mercado é o Thermomix, da alemã Vorwerk, que tem a mesma proposta de substituir vários eletrodomésticos e automatizar receitas. A diferença está no preço: enquanto o Smart Cook custa 799,99 euros, o Thermomix, vendido apenas por representantes, costuma ultrapassar facilmente os mil euros.
Então, o modelo da Xiaomi oferece recursos comparáveis e um bom custo-benefício para quem se identifica com o perfil de usuário do robô cozinheiro e tem essa necessidade de agilizar o preparo das refeições.
Com informações de Xiaomi