Melhor que Air Fryer? Conheça o robô cozinheiro que promete fazer o trabalho de 30 eletros

Xiaomi Smart Cook pode preparar vários pratos sozinho — Foto: Divulgação/Xiaomi

O Xiaomi Smart Cook é mais do que uma panela inteligente. Esse verdadeiro robô cozinheiro conta com mais de 35 funções e pode substituir vários eletrodomésticos, como air fryer, fogão, liquidificador, batedeira e processador de alimentos. Capaz de pesar, misturar, cozinhar, triturar e até lavar ingredientes, o aparelho funciona por meio de inteligência artificial para fazer desde pratos simples até receitas elaboradas a partir de poucos toques no seu display digital.

O equipamento promete transformar o preparo das refeições em algo rápido, prático e automatizado, mesmo para quem tem pouca experiência na cozinha, ao contar com tecnologias avançadas que ajustam automaticamente temperatura, tempo e velocidade conforme a receita. Continue lendo para descobrir por que o Xiaomi Smart Cook vai muito além de uma air fryer ou uma simples panela elétrica.

Especificações Xiaomi Smart Cook

Peso: 10 kg;
Dimensões: 413 x 316 x 344 mm;
Capacidade da panela: 2,2 L;
Potência: 1.700 W;
Display touch screen: 8 polegadas;
Voltagem: 220V;
Frequência: 50Hz;
Acessórios: copo medidor, lâmina, lâmina borboleta, raspador, cesto, kit de colheres medidoras, balança de alta precisão embutida.

Robô cozinheiro da Xiaomi vem com balança de alta precisão — Foto: Divulgação/Xiaomi

O Xiaomi Smart Cooking Robot promete facilitar a rotina na cozinha com sua ficha técnica. Pesando 10 kg e medindo 413 x 316 x 344 mm, o equipamento é compacto o suficiente para se encaixar em cozinhas de diversos tamanhos, ocupando um pouco mais de espaço que uma air fryer comum.

A panela principal, de aço inox com 3 camadas, tem capacidade de 2,2 litros e permite preparar quatro pratos ao mesmo tempo, o que entrega uma refeição completa de uma só vez a partir do controle no display touch screen de 8 polegadas. O equipamento ainda promete um cozimento uniforme, e seu revestimento plástico externo é resistente ao calor, ajudando a evitar queimaduras acidentais na cozinha.

A potência de 1.700 W do Xiaomi Smart Cook acompanha o algoritmo CookingIoT, desenvolvido pela própria Xiaomi, capaz de ajustar automaticamente temperatura, tempo e velocidade de preparo com base em técnicas de chefs profissionais. Ele vem com mais de 200 receitas, e seu armazenamento pode ser atualizado online para incluir cada vez mais pratos.

Funções do Xiaomi Smart Cook

Xiaomi Smart Cook pode preparar três pratos, além de uma sopa, ao mesmo tempo — Foto: Divulgação/Xiaomi

Segundo a Xiaomi, o robô cozinheiro conta com tantas funções que é capaz de substituir mais de 30 equipamentos diferentes, como air fryer, fogão, batedeira, liquidificador, processador, balança, cafeteira e até mesmo câmara de fermentação. Isso é possível graças a um motor especial, que opera entre 40 a 12 mil rotações por minuto e consegue executar desde tarefas delicadas, como refogar lentamente, até processos mais intensos, como triturar ingredientes duros.

Assim, é possível refogar alimentos, cozinhar legumes ao vapor, amassar batatas para um purê, por exemplo, e até mesmo moer grãos e picar carnes. Segundo a fabricante, o robô é capaz de preparar uma variedade de comidas, como pão fermentado, papinha de bebê e chantilly. O Xiaomi Smart Cook também conta com modo autolimpeza e pode lavar frutas, legumes, carnes e outros ingredientes antes do preparo da refeição, de maneira integrada ao cozimento.

Diferenciais para uma air fryer e panela elétrica

Xiaomi Smart Cook tem inteligência artificial e motor potente — Foto: Divulgação/Xiaomi

Comparar o Xiaomi Smart Cook com uma air fryer ou uma panela elétrica chega a ser injusto, porque o principal diferencial do robô cozinheiro é a sua capacidade de fazer refeições inteiras de uma só vez graças à sua versatilidade em modos de preparo, como grelhar, cozinhar e picar comidas.

Já a air fryer, por outro lado, é apenas capaz de fritar alimentos sem óleo e serve só para pratos simples, o que indica uma limitação de funcionalidade. Apesar da panela elétrica oferecer mais recursos, como cozinhar arroz, fazer sopas e refogados simples, ela não tem a conexão à Internet nem a tecnologia avançada do Xiaomi Smart Cook, como tela sensível a toque, balança embutida e ajuste automático de temperatura.

Por isso, o robô cozinheiro vai muito além com sua integração ao Wi-Fi e inteligência artificial, porque isso traz comodidades como apenas selecionar uma receita na base de dados do equipamento, adicionar os ingredientes conforme as instruções e aguardar o preparo da refeição, sem fazer mais nada.

Qual o valor do Xiaomi Smart Cook?

O Xiaomi Smart Cook pode ser encontrado em varejos online à venda entre R$ 5,1 mil (conversão do preço sugerido pela fabricante em euros) e R$ 13 mil. A grande variação de preço se dá pelo fato de não estar à venda no Brasil. Assim, é necessário importá-lo para o país, sob risco de pagar ainda mais impostos sobre o valor do produto.

Vale a pena investir?

Xiaomi Smart Cook vale a pena para agilizar tempo na cozinha — Foto: Divulgação/Xiaomi

O Xiaomi Smart Cook é ideal para quem está começando a cozinhar, tem pouco espaço em casa e quer um único aparelho para ganhar tempo no preparo das refeições. Embora o conceito de robô cozinheiro pareça novidade no Brasil, ele é bastante popular na Europa.

O principal concorrente do mercado é o Thermomix, da alemã Vorwerk, que tem a mesma proposta de substituir vários eletrodomésticos e automatizar receitas. A diferença está no preço: enquanto o Smart Cook custa 799,99 euros, o Thermomix, vendido apenas por representantes, costuma ultrapassar facilmente os mil euros.

Então, o modelo da Xiaomi oferece recursos comparáveis e um bom custo-benefício para quem se identifica com o perfil de usuário do robô cozinheiro e tem essa necessidade de agilizar o preparo das refeições.

Com informações de Xiaomi



Postagem Anterior Próxima Postagem