Aeronave com 170 passageiros havia partido de São Luís (MA) com destino a Campinas (SP), mas teve que desviar a rota para a capital federal diante da suspeita de explosivos

Um voo da Azul Linhas Aéreas que partiu de São Luís (MA) com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), precisou fazer um pouso de emergência na noite dessa quinta-feira (7) no Aeroporto Internacional de Brasília após uma ameaça de bomba.
Segundo a companhia, a decisão foi tomada de forma preventiva, “devido a questões de segurança envolvendo ameaça de artefato a bordo”. A aeronave, modelo Airbus A320 de matrícula PR-YSK, com pintura especial da personagem Margarida, da Disney, transportava 170 passageiros e tripulantes, que desembarcaram em segurança. O pouso ocorreu às 20h45.
A tripulação declarou emergência durante o trajeto e desviou para Brasília. Imagens do site FlightRadar24 mostram uma curva acentuada no percurso pouco antes da aproximação. Ainda durante o voo, houve relato de acionamento das máscaras de oxigênio, associado inicialmente a um problema de pressurização, e de um bilhete com ameaça deixado em um dos banheiros.
A Polícia Federal (PF) foi acionada para realizar uma varredura antibombas na aeronave. Em nota divulgada às 2h45 desta sexta-feira (8), a corporação informou que “descartou a presença de qualquer artefato explosivo” e que “as investigações sobre a autoria da ameaça seguem em curso”.
A Inframerica, administradora do aeroporto, informou que o plano de contingência foi acionado e que as operações aéreas seguiram normalmente em uma das pistas – a outra permanece com operação suspensa. “A aeronave pousou às 20h45 e os passageiros e tripulação desembarcaram em total segurança”, afirmou a concessionária.
A Azul reforçou que “medidas como essas são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a companhia” e garantiu suporte aos passageiros após a liberação das autoridades.
Após a inspeção, a aeronave foi liberada para retornar à operação.
Fonte: Revista Fórum