Ifes abre inscrições para mais de 4,6 mil vagas para cursos técnicos gratuitos; veja editais


São cursos para começar a estudar no 1º semestre de 2026. Há vagas para quem vai iniciar, já está cursando ou já terminou o ensino médio, incluindo jovens e adultos.


O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) abre inscrições nesta segunda-feira (4/08) para 4.636 vagas em cursos técnicos. A seleção é para ingresso no 1º semestre de 2026, com oportunidades em 21 campi do Ifes em todo o Estado, além de dois cursos a distância. São três editais de seleção que estão publicados em: ifes.edu.br/2026.

Os cursos estão distribuídos entre os seguintes editais: PS 71/2025, de cursos técnicos integrados ao ensino médio; PS 72/2025, de cursos concomitantes e subsequentes ao ensino médio; e PS 73/2025, de cursos integrados à educação de jovens e adultos (Proeja).


Inscrição e taxa
Para os cursos do Proeja, não é cobrada taxa, e há um prazo mais longo para se inscrever: até 24 de outubro. No caso dos dois outros editais, as inscrições vão até o dia 10 de setembro. A taxa é de R$ 85 para os cursos técnicos integrados do PS 71/2025; e de R$ 65 para os concomitantes e subsequentes (PS 72/2025).

Os candidatos que desejem pedir a gratuidade (isenção) da taxa de inscrição devem estar atentos ao prazo: de 4 de agosto até 2 de setembro. O pedido deve ser feito no próprio sistema, ao final da inscrição no processo seletivo.


Quem pode se inscrever em cada edital
Os técnicos integrados são aqueles em que o estudante faz um curso técnico (formação profissional) junto com o ensino médio e, por isso, para se inscrever, precisa ter terminado o ensino fundamental.

Os cursos técnicos concomitantes podem ser feitos por quem ainda está fazendo o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em outra escola e deseja fazer ao mesmo tempo o curso técnico no Ifes. Já os cursos técnicos subsequentes são aqueles que podem ser feitos por quem já concluiu o Ensino Médio e pretende fazer apenas o curso técnico no Ifes.

Os cursos técnicos Proeja são voltados a pessoas com mais de 18 anos e que não têm o ensino médio completo.


Forma de seleção
A seleção para os cursos técnicos integrados (PS 71/2025) será por prova objetiva, que será aplicada no dia 19 de outubro.

O processo de seleção para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes (PS 72/2025) será por análise de histórico escolar.

Para o Proeja, será feito um sorteio, para determinar a ordem de classificação das pessoas inscritas.


Cotas
Metade das vagas ofertadas é reservada às Ações Afirmativas (cotas). Esse quantitativo é subdividido de acordo com critérios de renda, cor/raça/etnia e pessoas com deficiência. As pessoas inscritas em vagas de cota concorrem primeiro para as vagas da ampla concorrência. Se não atingirem a nota necessária, então concorrem nas vagas reservadas para ações afirmativas.

Veja as vagas disponíveis em cada edital pelos links:


 



Postagem Anterior Próxima Postagem