Segundo a PRF, produtos apreendidos em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do estado, são utilizados em cirurgias cardiovasculares. Todos os itens estavam sem nota fiscal.
![]() |
Carga de material médico-hospitalar avaliada em R$ 300 mil foi apreendida no km 414, na BR-101, em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. — Foto: PRF/ES |
PRF usa tecnologia para fiscalizar motoristas em rodovias federais do ES
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite desta sexta-feira (5), uma carga de materiais médico-hospitalares sem nota fiscal, avaliados em cerca de R$ 300 mil, durante uma fiscalização de rotina no km 414 da BR-101, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.
Segundo a PRF, os produtos são utilizados em cirurgias cardiovasculares e estavam sendo transportados em um carro de passeio dentro de quatro caixas plásticas. O motorista que estava com a mercadoria não teve a identidade divulgada e nem qual seria o destino final dele.
O condutor do veículo se identificou como representante de uma empresa do setor de saúde, mas não apresentou a documentação fiscal obrigatória para o transporte da carga.
Diante da irregularidade, a ocorrência foi encaminhada à Receita Estadual, que apreendeu os materiais e adotou as medidas legais cabíveis.
A PRF reforçou que o transporte de mercadorias sem nota fiscal configura infração tributária e pode estar associado a práticas como sonegação fiscal e comércio irregular de produtos.
Materiais apreendidos
Entre os itens apreendidos estavam stents, cateteres, fios guias e kits usados em procedimentos cardiovasculares. A lista inclui:
- 24 stents periféricos auto-expansíveis
- 12 balões expansíveis
- 36 cateteres de dilatação
- 8 stents auto-expansíveis em nitinol
- 5 cateteres de infusão
- 17 cateteres balão para PTA
- 1 cateter snare
- 2 dilatadores para cateter
- 4 conectores em Y
- 12 kits introdutores femurais
- 5 cateteres de suporte
- 4 fios guias cardiovasculares
- 2 fios guias Inqwire Amplatz
- 6 fios guias hidrófilos
- 2 fios guias teflonados
- 1 guia de troca para angioplastia
- 5 kits introdutores de cateter
Fonte: G1