![]() |
(Foto: Mateus Fonseca/Governo-ES) |
O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço, inauguraram, nessa sexta-feira (19), o novo Totem de Segurança do bairro Novo Horizonte, no município da Serra. Os novos equipamentos começaram a ser instalados no início de setembro e integram a rede de recursos tecnológicos aplicados à Segurança Pública, já apresentando resultados. Atualmente, 38 torres já estão em funcionamento em toda a Grande Vitória.
"Mais um Totem de Segurança que está à disposição do morador de Novo Horizonte, que tem uma praça e um comércio forte. Vai ser possível fazer a segurança através das nossas câmeras e também para acionamento da população em casos de emergência. Quem estiver devendo à Justiça e passar por aqui será preso na hora", afirmou o governador, ao lado do prefeito Weverson Meireles.
Os totens se comunicam diretamente com o Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e, junto com as câmeras de reconhecimento facial e com o Cerco Inteligente do Estado, ampliam a presença e a capacidade de resposta das forças policiais.
“Pela manhã em Guarapari e agora em Novo Horizonte. Estamos quase completando a instalação dessa primeira leva de Totens de Segurança. Os resultados já estão sendo vistos pela população. Estamos prestes a chegar à marca de 400 prisões de pessoas com pendências com a Justiça que estavam em circulação. O Programa Estado Presente se baseia na integração, inteligência e investimentos. São equipamentos e ferramentas eficientes, como o reconhecimento facial, contribuindo para a segurança do cidadão”, reforçou o vice-governador e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa, da Vida, Ricardo Ferraço.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou a importância dos investimentos em tecnologia para o aumento da sensação de segurança da população capixaba. “Mais segurança e vigilância para a população de Novo Horizonte, na Serra. Local fundamental e importante, com um polo de comércio e grande circulação de pessoas, que merecem sempre a atenção do Governo do Estado. Tecnologias sendo espalhadas por toda a Grande Vitória e investimentos que não param”, afirmou.