Crédito de Carbono: Encontro será realizado para esclarecer sobre Cadastro de Produtores Rurais da Região Noroeste
Sob orientação do Projeto Arranjos Produtivos, produtores rurais da Região Noroeste do ES tem avançando na diversificação e inclusão de suas atividades. Para dar mais um passo importante no desenvolvimento sustentável e equilibrado dessas unidades produtivas, em conjunto com a secretaria de Assistência Social e Secretaria de Agricultura de Nova Venécia, o Arranjos Produtivos está realizando uma ação que busca inserir os produtores no mercado de crédito de carbono.
Como ponto de partida e apresentação de informações sobre crédito de carbono, será realizada em Nova Venécia, dia 24/09, às 14h, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia, um evento explicativo com foco em orientações e início do processo de cadastro de produtores rurais interessados em aderir à iniciativa.
O evento é uma parceria do Projeto Arranjos Produtivos, juntamente com a secretaria de Assistência Social e secretaria de Agricultura de Nova Venécia, e contará com a presença da equipe da Regional Noroeste, que apresentará as exigências legais e os benefícios desse instrumento de incentivo à sustentabilidade, que visa recompensar práticas agrícolas que contribuem para a redução de emissões de carbono.
Para efetivação do cadastro, os produtores deverão apresentar, cópias do seguintes documentos (xerox):
- CAR (Cadastro Ambiental Rural);
- Documentos da propriedade (escritura, contrato de posse, etc.);
- Documentos pessoais (RG e CPF).
A participação do produtores é fundamental para garantir o acesso a novas oportunidades econômicas por meio da valorização ambiental e a construção de um campo mais sustentável e valorizado
O que é o Crédito de Carbono
O crédito de carbono é um mecanismo que visa incentivar a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) por meio de um mercado de compra e venda de créditos. Ele representa uma unidade de medida equivalente a uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) que deixou de ser emitida ou foi removida da atmosfera. Projetos que reduzem emissões, como os de energia renovável, reflorestamento ou eficiência energética, podem gerar esses créditos. Empresas ou países que precisam compensar suas emissões podem comprar esses créditos para atingir suas metas de redução.
Existem dois principais tipos de mercados de carbono:
- Mercado Regulado: Operado sob regras de protocolos como o Protocolo de Kyoto ou sistemas de cap-and-trade (como o EU ETS na União Europeia).
- Mercado Voluntário: Onde empresas e indivíduos compram créditos para compensar emissões por iniciativa própria.
Os créditos de carbono são uma ferramenta para mitigar mudanças climáticas, incentivando ações que reduzem o impacto ambiental e promovem práticas mais sustentáveis.