Previsão da Metsul aponta regiões brasileiras que serão atingidas com tempestades e rajadas de vento

Ciclone chega ao Brasil neste fim de semana
Um ciclone extratropical que se formará no fim de semana deve provocar tempestades e rajadas de vento em várias regiões, incluindo estados do Sul, do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.
De acordo com os meteorologistas, uma área de baixa pressão vai começar a se aprofundar no centro da Argentina no final do sábado e dará origem a uma ciclogênese no domingo, na altura do Rio da Prata, entre Buenos Aires e o Sul do Uruguai.
Na segunda-feira, aponta a MetSul, o ciclone estará maduro e mais intenso, atuando sobre o Atlântico, se distanciando do continente no sentido Sudeste.
A frente fria associada ao ciclone, porém, avança com chuva até localmente forte e tempo severo entre o Sul, o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil.
"Embora já possa chover de forma isolada no fim do sábado no estado gaúcho, as condições do tempo se deterioram muito durante o domingo com chuva forte a localmente intensa em várias cidades. E ainda há um alto risco de temporais isolados, em que pode haver queda de granizo e, especialmente, vendavais", diz alerta da MetSul.
Ainda no domingo, com o rápido deslocamento da frente associada ao ciclone, chuva e tempestades atingem Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Domingo tem alto risco de tempo severo
O domingo é considerado pela MetSul como o dia de maior risco de tempo severo associado à formação do ciclone.
A ciclogênese vai trazer tempestades que, localmente, podem ser fortes a severas com risco de chuva forte a intensa, vendavais e queda de granizo.
Os mapas meteorológicos mostram que a instabilidade será intensa durante o domingo nos três estados do Sul do Brasil, no Paraguai e no Mato Grosso do Sul, mas podem ocorrer temporais também em São Paulo.
É alto o risco de que as nuvens de tempestade provoquem vendavais localizados e que em algumas localidades podem ser fortes e com potencial de danos e transtornos como destelhamentos, queda de árvores e postes.
Fonte: MetSul