O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Defesa Civil Estadual emitiram avisos válidos deste domingo (19) até a manhã de segunda-feira (20)
![]() |
Tempo chuvoso no domingo (19) tomou o lugar do sol visto durante o sábado (18) em boa parte do ES Crédito: Ricardo Medeiros Todas as regiões do Espírito Santo estão sob alerta de chuvas intensas e ventos fortes entre este domingo (19) e a manhã de segunda-feira (20). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Defesa Civil Estadual emitiram avisos alertando para riscos de trovoadas, granizo, descargas elétricas até destelhamento de imóveis. |
Segundo o órgão estadual, todo o Espírito Santo tem tempo nublado e chuvoso neste domingo. A instabilidade climática deve durar até segunda-feira devido ao deslocamento de um sistema frontal que vai em direção à Bahia. A previsão é de 30 a 70 mm de chuva, principalmente nas regiões Norte e Noroeste. Para a Região Sul está previsto chover até 50 mm. Na Grande Vitória e na Região Serrana, há probabilidade de até 80% de que ocorram chuvas entre 10 e 30 mm, e até 30% de que as chuvas gerem acumulados de 30 a 50 mm.
Alertas do Inmet
O Inmet também divulgou alertas para chuvas e ventos intensos no Espírito Santo, de níveis amarelo e laranja. O laranja, de perigo, vai até as 23h59 deste domingo e abrange 22 cidades. São elas:
- Aracruz;
- Cariacica;
- Conceição da Barra;
- Domingos Martins;
- Fundão;
- Guarapari;
- Ibiraçu;
- Iconha;
- Itapemirim;
- Jaguaré;
- Linhares;
- Marataízes;
- Piúma;
- Presidente Kennedy;
- Rio Novo do Sul;
- Santa Leopoldina;
- São Mateus;
- Serra;
- Sooretama;
- Viana;
- Vila Velha;
- Vitória.
Já o alerta amarelo, de perigo potencial, inclui 18 municípios do Espírito Santo – com previsão de chuvas intensas e ventos fortes de 60 a 100 km/h. Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso alerta é válido até as 10h de segunda-feira (20). Veja a lista das cidades:
- Água Doce do Norte;
- Barra de São Francisco;
- Boa Esperança;
- Conceição da Barra;
- Ecoporanga;
- Jaguaré;
- Linhares;
- Montanha;
- Mucurici;
- Nova Venécia;
- Pedro Canário;
- Pinheiros;
- Ponto Belo;
- São Gabriel da Palha;
- São Mateus;
- Sooretama;
- Vila Pavão;
- Vila Valério.
Fonte: A Gazeta