A atitude teria sido motivada pela demora no atendimento da esposa dele, que aguardava há mais de três horas na unidade de saúde. Ele acabou preso.
Um jovem de 21 anos foi preso depois de invadir um consultório e quebrar equipamentos no Pronto Atendimento (PA) do bairro São Pedro, em Vitória, na noite de terça-feira (30). O motivo seria a demora no atendimento da esposa dele. Pablo Rodrigues dos Santos Silva quebrou monitores, portas de vidro e de alumínio da unidade de saúde. Ele foi preso em flagrante e por dano ao patrimônio.
A ação foi registrada pelas câmeras de segurança do PA. Logo após a confusão, Pablo saiu do Pronto Atendimento de São Pedro e seguiu para o PA da Praia do Suá, segundo ele, para conseguir o atendimento médico para a esposa.
De acordo com a Guarda Municipal, Pablo disse que levou a esposa ao pronto atendimento porque ela sentia fortes dores no estômago e não conseguia amamentar a filha de sete meses do casal. Ela teria sido classificada com pulseira laranja (para casos muito urgentes, em que o atendimento deve ser feito em até 10 minutos).
Pablo disse que, no entanto, aguardou por mais de três horas de, e se indignou ao perceber que outra paciente, classificada com pulseira verde (para casos pouco urgentes, que podem ser atendidos em até duas horas) foi atendida antes da esposa dele.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/B/2/Ga1HAmTlywpkPqW3JJrQ/quebra-pa-2.jpg)
Jovem quebrou monitor em PA de Vitória — Foto: Reprodução/TV Gazeta
A versão de Pablo foi contradita pela Secretaria de Saúde de Vitória (Semus). Em nota, a Semus informou que a esposa de Pablo chegou ao PA de São Pedro às 19h27 e que, por volta das 20h30, "o seu acompanhante começou a danificar os monitores e quebrou vidros da recepção do PA."
Ainda segundo a secretaria, às 20h51, a paciente foi chamada pelo médico e não entrou para o atendimento. "Com isso, o médico chamou outro paciente. Durante esse atendimento, o acompanhante chutou a porta do consultório médico e ameaçou o profissional e o paciente que estava sendo atendido. Após o ocorrido, a paciente e o acompanhante deixaram a unidade."
A Guarda Civil Municipal de Vitória foi acionada e encontrou Pablo no Pronto Atendimento da Praia do Suá. Ele foi detido e levado para a Delegacia Regional de Vitória.
Em nota, a Polícia Civil informou que Pablo foi autuado em flagrante por dano ao patrimônio público e foi encaminhado para o Centro de Triagem, localizado no Complexo Penitenciário Rodrigo Figueiredo da Rosa.
A Semus rafirmou que o atendimento foi mantido no PA, sem prejuízo aos demais pacientes, que os monitores quebrados foram substituídos ainda durante a noite e o vidro da recepção seria trocado nesta quinta (2).
VEJA AQUI O VÍDEO
Fonte: g1 ES