
Uma tromba d’água em alto-mar vista do balneário de Castelhanos, em Anchieta, no Litoral Sul do Espírito Santo, foi registrada por uma moradora do município na manhã desta terça-feira (21). O vídeo (veja acima) mostra uma espécie de funil conectando as nuvens ao mar. O meteorologista Guilherme Borges explicou para A Gazeta que o fenômeno meteorológico é semelhante a um tornado, mas sobre a água.
Segundo Guilherme, as trombas d’água são colunas de ar que giram rapidamente, conectando nuvens de tempestade à superfície do mar, lagos ou rios. “Elas se formam a partir de nuvens do tipo cumulonimbus, geralmente em dias com bastante instabilidade atmosférica. É possível ver o funil descendo da nuvem em direção ao mar, indicando que havia um vórtice (coluna de vento em rotação) bem formado”, analisou o especialista.
Apesar de visualmente impressionantes, trombas d’água geralmente não oferecem perigo quando permanecem sobre a água e se dissipam antes de atingir a costa. Ainda assim, o meteorologista alerta para os riscos. “É sempre importante manter distância e não tentar se aproximar — especialmente no mar ou em embarcações menores — já que, em alguns casos, esses fenômenos podem se mover rapidamente e causar danos”, afirma.
Fonte: A Gazeta

.gif)