Com paciência e atenção ao tempo certo, o dessalgue transforma o bacalhau em protagonista de receitas saborosas e com textura impecável

Filé de bacalhau cru em prato de cerâmica com ervas aromáticas, limão, sal e azeite de oliva sobre fundo cinza. Frutos do mar saudáveis. Vista de cima. Foto: Mila Naumova - stock.adobe.com/Adobe st
O sucesso de qualquer receita com bacalhau começa muito antes de ele ir para a panela: o segredo está no dessalgue.
Embora o processo seja simples, é o tempo e o cuidado durante as etapas que garantem um resultado final saboroso e com textura perfeita.
Pensando nisso, o Paladar reuniu dicas essenciais para garantir que você nunca mais erre nessa etapa.
De acordo com o especialista Abner Almeida, o processo de dessalgar o bacalhau não é difícil, mas requer paciência.
O primeiro passo é lavar o peixe em água corrente, removendo o excesso de sal da superfície. Em seguida, deve-se colocá-lo em um recipiente com tampa, coberto por bastante água gelada.
O segredo, segundo Almeida, é manter o peixe totalmente imerso e sempre refrigerado. “Deixe o peixe totalmente coberto de água, mantendo-o na geladeira o tempo todo para que o sabor e frescor sejam preservados”, explica.
O tempo de dessalgue depende do tipo e da espessura do bacalhau. “Troque a água de 4 em 4 horas, sempre adicionando água gelada’', orienta o especialista. Esse cuidado deve ser repetido pelo período de um a quatro dias, conforme o tamanho e a altura dos lombos.
Para postas e pedaços mais finos, um dia de dessalgue costuma ser suficiente.
Já os lombos médios pedem cerca de dois dias, enquanto os mais altos podem exigir três a quatro dias para atingir o ponto ideal, respeitando o nível de cura do peixe.

Bacalhau Foto: chandlervid85 - stock.adobe.com/Adobe stock
Melhores combinações
Clássicos como batata, ovo, cebola, azeitona e azeite são os companheiros perfeitos do bacalhau, mas o peixe também brilha com molho branco, sugo e legumes.
Fonte: Estadão

.gif)