Casa Branca publicou nesta sexta-feira (14) ordem executiva diminuindo taxação sobre a importação de uma série de produtos, o que pode beneficiar o Espírito Santo
![]() |
Grãos de café: Estados Unidos são um dos principais destinos da produção do Estado Crédito: Divulgação |
Governo do ES comemora redução de tarifas dos EUA sobre café e outros produtos
Tendo os Estados Unidos como um dos principais destinos para suas mercadorias no exterior, o governo do Espírito Santo comemorou a redução de tarifas pela Casa Branca sobre a importação de uma série de produtos agrícolas, incluindo café, carne bovina, tomate, banana e outras frutas tropicais, em movimento voltado para controlar a inflação dos alimentos no país após o tarifaço.
A ordem executiva publicada pelo presidente Donald Trump não cita a norma que impôs a sobretaxa de 40% sobre o Brasil e se aplica apenas aos 10% impostos em abril a todos os países.
O governador Renato Casagrande destacou que a decisão dos EUA de reduzir tarifas sobre produtos agrícolas, anunciada na noite desta sexta-feira (14), reforça a importância do diálogo e da cooperação internacional.
"Para o Espírito Santo, com produção forte e qualificada do café às frutas, essa abertura amplia oportunidades e fortalece nossa economia. Nossa expectativa é que a medida avance, alcançando também os demais produtos e ampliando as oportunidades para quem produz no Espírito Santo e no Brasil", afirmou o governador, em publicação na rede social
Já o vice-governador Ricardo Ferraço afirmou que a decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, representa uma ótima notícia para o Espírito Santo.
"Somos um dos maiores produtores de café do país, e os Estados Unidos são um dos dos principais destinos da nossa exportação. Com tarifas elevadas, os produtos capixabas perdiam competitividade diante de outros países. Agora, essa mudança tende a restabelecer nossas vantagens no mercado internacional e dar mais tranquilidade aos nossos produtores, que poderão seguir investindo e expandindo com segurança, o que faz o Espírito Santo crescer e gerar oportunidades”, pontuou.
Exportadores têm cautela
Já o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) ainda vê a redução com cautela por ainda não saber o real impacto da medida assinada pela Casa Branca. Após a divulgação da nota da entidade, foi confirmada que a diminuição se refere à tarifa base de 10% imposta a todos os países.
"O Cecafé está em contato com seus pares americanos, neste momento, para analisar, cuidadosamente, a situação e termos noção do real cenário que se apresenta", afirma nota assinada pelo presidente do Cecafé, Márcio Ferreira.
Fonte: A Gazeta


.gif)