Grávida revela desejo estranho por bucha vegetal e viraliza: "Se tornou um vício"


Paloma teve o desejo de comer bucha vegetal com sabonete na gravidez — Foto: Reprodução/TikTok

Paloma Leite, de São Paulo, nunca acreditou que os desejos na gravidez eram reais até sentir uma vontade inexplicável por bucha vegetal com sabão. O vídeo, é claro, chamou atenção dos internautas: "È a coisa mais gostosa do mundo". Entenda por que algumas mulheres desenvolvem vontades tão incomuns nesse período!

Você já deve ter ouvido falar de desejos estranhos durante a gravidez. Mas, a esteticista Paloma Leite, 27, de Cosmópolis, São Paulo, foi "além" ao sentir uma vontade inusitada no terceiro trimestre de gestação: comer bucha vegetal com sabonete. "Sinto que é a coisa mais gostosa do mundo", disse, em entrevista exclusiva à CRESCER.

Segundo ela, o desejo surgiu há cerca de um mês. "Começou um dia, quando fui tomar banho, olhei para a bucha vegetal e tive muita vontade de comer, mas não comi, pois estava usada e poderia estar cheia de bactérias", lembra. No entanto, a vontade não passou. "Dias depois, eu atendi uma cliente na estética, que me perguntou se eu já tive algum desejo estranho. Eu respondi que a mistura mais estranha que tinha comido era iogurte com palmito. Aí ela respondeu: 'Nossa, que bom, pois eu tive vontade de comer bucha vegetal com sabonete'", conta.

Paloma logo ficou intrigada e quis saber mais. "Respondi: 'Sério? Você comia e engolia? Ela respondeu que não, só mastigava e jogava fora. Eu me senti 'acolhida', mas não comentei com ela sobre isso", recorda. A cada dia, a vontade aumentava. "Comecei a pensar na bucha com sabonete e salivar de vontade. Quando ia tomar banho, olhava para bucha e minha boca aguava", diz. Três dias depois, elae resolveu comprar uma bucha nova para experimentar.

"Cheguei em casa e fui direto para o banho com minha bucha nova e abri um sabonete novo também para 'comer' junto. Lembrando que não engulo, só mastigo bastante e jogo fora", afirma. "Foi aí que descobri uma das coisas mais maravilhosas que já provei. Depois que faço isso lavo bem a boca e ainda escovo os dentes na tentativa de tirar o resquício de sabonete da boca", explica.
'Sinto que é a coisa mais gostosa do mundo'

Paloma passou a "comer" a bucha vegetal com sabonete todos os dias desde então, no entanto, afirma que precisa tomar alguns cuidados, pois sua boca fica assada devido ao sabão. "Isso se tornou um vício. Hoje, já faz mais de 20 dias que faço isso. Mas a minha boca estava sempre machucada, então parei de comer todo dia. Agora, eu como só quando dá muita vontade, geralmente é a cada três dias", destaca.

Segundo ela, apenas mastigar já sacia a vontade. "Vou mastigando e cuspindo para não correr o risco de engolir sem querer. Como falei, também escovo os dentes para tirar o resquício de sabonete da boca. Fica bem assada a boca, mas pelo menos a consciência fica tranquila. Uso hidratante labial para ajudar a recuperar a pele da boca", conta. "Estou de 38 semanas de gestação e esse desejo só apareceu agora no final da gravidez. Sinto que é a coisa mais gostosa do mundo comer bucha com sabonete', acrescenta.

Paloma durante a gravidez — Foto: Arquivo pessoal


Viralizou

Paloma decidiu publicar um vídeo nas redes sociais contando sobre o seu desejo inusitado. Na gravação, ela aparece mordendo uma bucha vegetal com sabonete. "Sempre critiquei quem tinha vontades bizarras durante a gravidez, achava que era frescura. Corta para mim no 9º mês de gestação 'comendo' bucha vegetal com sabonete de banho", escreve ela.

O vídeo teve uma enorme repercussão, alcançando mais de 2 milhões de visualizações no TikTok. "Não imaginei que ia viralizar, inclusive, tenho costume de postar só para os amigos, mas nesse dia eu postei público e quando me dei conta, já estava com mais de 20k de visualizações, agora chegou a 2 milhões", destaca.

Nos comentários, muitas mulheres contaram que também tiveram vontades inusitadas na gestação. "O vídeo ter repercutido me fez ver que não é só eu que tive desejo estranho e me senti acolhida, pois teve muito comentário de mulheres que comeram coisas até piores. Cada uma contou o desejo que teve durante a gestação e isso me deixou de certa forma feliz. Eu me diverti bastante com os comentários e as histórias que elas contaram", diz.

Também tiveram algumas críticas, mas Paloma não se deixa afetar pelos comentários negativos. "Isso não foi relevante para mim, pois sei dos meus atos e das consequências", ressalta. "Muitos disseram nos comentários do vídeo que pode ser falta de alguma vitamina no corpo, apesar dos meus exames estarem ótimos, tudo dentro do normal", acrescenta.


Por que algumas grávidas têm desejo por coisas não comestíveis?

Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, o desejo por substâncias não comestíveis ou não nutritivas, como bucha vegetal com sabão, costuma se enquadrar em casos da síndrome de picamalácia, um transtorno que pode surgir durante a gestação. Além de bucha vegetal e sabonete, gestantes com esta síndrome já relataram desejo por comer terra e até tijolo, por exemplo.

"Geralmente está associado a deficiências nutricionais, principalmente de ferro e zinco. Ela tende a aparecer por anemia, falta de nutrientes, mudanças hormonais e emocionais da gestação. A sobrecarga física e mental também pode aumentar esse comportamento. Com isso há alterações de enzimas cerebrais reguladoras do apetite, ocasionando desejos atípicos", explica.

A especialista explica que a síndrome é mais frequente no segundo e terceiro trimestres, quando a demanda de ferro aumenta, mas pode surgir em qualquer fase da gestação. Erica Mantelli reforça que é sempre importante comunicar o obstetra que está acompanhando a gravidez caso comece a apresentar este sintoma. "É importante não ter vergonha de contar para o médico o que está acontecendo, pois quanto antes receber suporte, mais rápido será solucionado o problema", destaca.

O tratamento envolve avaliar exames, corrigir deficiência de ferro ou outros minerais, orientar a alimentação e, quando necessário, oferecer apoio psicológico. A boa notícia é que a síndrome de picamalácia é temporária. "Quando tratamos a causa, o desejo costuma desaparecer", explica.

Enquanto a síndrome não estiver controlada, é importante que as gestantes tomem alguns cuidados. Veja as dicas de Erica Mantelli:
  • Não ingerir nenhuma substância não comestível
  • Avisar imediatamente o obstetra caso comece a sentir esses desejos
  • Fazer acompanhamento da gravidez com nutricionista
  • Manter exames atualizados
  • Cuidar da saúde emocional, uma vez que a gravidez é um período de grande
  • sensibilidade. Pré-natal psicológico é muito importante
Fonte: Revista Crescer




Postagem Anterior Próxima Postagem