A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) recebeu premiação, no 5º concurso em Boas Práticas pela Primeira Infância Capixaba (BPIC) conquistando o 1º lugar no Eixo 2, com o projeto “Encontro Intergeracional: Unindo Gerações”, quarta-feira (19).
O município veneciano foi representado pela coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e pela equipe do Programa Criança Feliz (PCF), na solenidade de reconhecimento dos trabalhos executados no Estado que aconteceu no auditório da Receita Federal, na capital Vitória.
A iniciativa é da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) que tem como objetivo central valorizar o trabalho direcionado à Primeira Infância. A premiação é fundamentada nos critérios de melhoria de resultados e desempenho das equipes do Programa Criança Feliz (PCF), adotados pela Subsecretaria de Articulação de Políticas Intersetoriais (Subapi).

Nova Venécia foi premiada, na categoria voltada à iniciativa do brincar e à parentalidade positiva, reforçando a importância das relações familiares e comunitárias no desenvolvimento infantil.
Segundo a coordenadora do Cras, essa premiação é de fato uma conquista para os munícipes. “Nós enquanto servidores públicos somos o canal para que as políticas públicas aconteçam, e quando uma premiação como essa chega, o nosso sentimento é de dever cumprido. Toda a equipe Cras e a equipe do Programa Criança Feliz merece o reconhecimento”, destaca.
Já a supervisora do PCF ressalta que o trabalho das visitadoras é de extrema importância, pois são elas que estão em contato com as famílias no dia a dia. “Hoje Nova Venécia conta com 4 visitadoras que atendem em média a 100 famílias da sede do município e também do interior. E nessas visitas é que as mudanças acontecem. O contato, as orientações, são fundamentais para o desenvolvimento integral das famílias com filhos até os 6 anos de idade”, pontua.
Programa Criança Feliz
O Programa Criança Feliz é uma importante ferramenta para que famílias com crianças até 6 anos ofereçam seus pequenos caminhos para promover seu desenvolvimento integral.
Por meio de visitas domiciliares as equipes do Programa Criança Feliz fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o desenvolvimento infantil.

Fonte: PMNV


.gif)