Polícias Civil e Científica e EDP flagram furto de energia em propriedade rural no Norte do ES



A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), em ação conjunta com o Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e técnicos da EDP, constatou, na última quinta-feira (13), um furto de energia elétrica em uma propriedade rural localizada em Floresta do Sul, na zona rural de Pedro Canário. No momento da inspeção, nenhum responsável foi localizado.

No local, que tem uma residência desocupada, peritos do Instituto de Criminalística (IC) identificaram uma ligação direta trifásica na rede da EDP, usada para acionar uma bomba de 10 CV, além de outra ligação irregular alimentando duas bombas de ½ CV. As irregularidades foram desfeitas, deixando o imóvel desligado.

Levantamentos da EDP apontaram que o padrão onde a ligação clandestina estava instalada nunca teve ativação regular. A concessionária identificou ainda histórico de três pedidos de ligação rejeitados e localizou um medidor suspenso por débitos desde 2019, desconectado da rede, enquanto a instalação continuava ligada diretamente. Todas as irregularidades foram registradas no Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI).

O Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) realizou todos os levantamentos iniciais e instaurou inquérito policial para apurar as circunstâncias do fato e identificar os responsáveis. A Polícia Civil solicitará à concessionária a planilha com o cálculo do prejuízo causado, que será utilizada para subsidiar a instrução do inquérito e eventual ação penal por parte do Ministério Público.

Segundo a EDP, além da responsabilização criminal, o proprietário deverá ressarcir os valores referentes à energia não faturada, conforme normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além dos custos administrativos e operacionais decorrentes da irregularidade.




Postagem Anterior Próxima Postagem