Turista brasileira que perdeu braço e perna em metrô receberá indenização milionária


Luisa Harger processou metrô de Nova York após cair em vão em 2016 — Foto: Reprodução/Facebook

A justiça dos Estados Unidos determinou que a brasileira Luisa Janssen Harger da Silva, que perdeu um braço e uma perna após cair nos trilhos do metrô de Nova York em 2016, seja indenizada em aproximadamente US$ 81,7 milhões, valor que se aproxima de R$ 440 milhões.

Luisa, que tinha 21 anos na época do acidente, visitava Nova York quando caiu na plataforma da estação Atlantic Avenue–Barclays Center, no Brooklyn. Logo após a queda, ela foi atingida por um trem, sofrendo amputações traumáticas.


Júri aponta negligência da MTA

O caso foi analisado por um júri federal, que concluiu que a Metropolitan Transportation Authority (MTA) já tinha conhecimento há anos de que quedas nas plataformas eram um risco constante, e previsível para os usuários. Mesmo assim, de acordo com o processo, a agência não adotou medidas efetivas para prevenir esse tipo de acidente.

Entre as ações que poderiam ter evitado a tragédia estavam a instalação de portas de proteção nas bordas das plataformas, recomendação que, segundo documentos apresentados no julgamento, já constava em propostas do órgão desde 2011.

Diante das evidências de negligência, o júri decidiu a favor da brasileira e fixou a indenização milionária.


Debate sobre segurança no transporte

O episódio reacendeu discussões sobre a segurança do metrô nova-iorquino e levantou questionamentos sobre o ritmo lento na implementação de tecnologias de proteção em estações movimentadas. O caso também serve de alerta para sistemas de transporte público que ignoram riscos apontados por especialistas.






Postagem Anterior Próxima Postagem