VÍDEO: Tornado mais letal no Brasil afetou cidades do Paraná e Santa Catarina em 1959 e deixou cerca de 90 mortos


Em 1991, São Paulo também registrou fenômeno climático na região de Itu, que deixou 15 mortos.

Tornado no Paraná e em Santa Catarina, em 1959, deixou 90 mortos. — Foto: Reprodução/TV Globo/Fantástico

Na última sexta-feira (7), a região sul do Brasil foi atingida por um um tornado, considerado um dos maiores da história do Brasil. No entanto, o mais letal já registrado no país ocorreu em 1959, na divisa entre Santa Catarina e Paraná e deixou cerca de 90 mortos. Em São Paulo, em 1991, um tornado matou 15 pessoas na região de Itu. (Veja vídeo abaixo).

"O evento mais letal, que gerou mais óbitos no Brasil com tornados, foi no ano de 1959, na divisa entre Santa Catarina e Paraná. As cidades atingidas foram União da Vitória, no Paraná, Palmas, no Paraná, e Canoinhas em Santa Catarina. Somando todas as localidades que foram atingidas, deu mais de 90 mortos", relembra Ernani Lima, especialista em tornados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Levantamento feito pela Plataforma de Registro de Tempestades Severas mostra um crescimento no número de tornados no país nos últimos cinco anos, passando de 55 registros em 2021 para 88 este ano.

De acordo com o levantamento, 2025 pode superar o ano de 2023, quando também foram registrados 88 casos. Parte do aumento, dizem pesquisadores, pode ter relação com os efeitos das mudanças climáticas na formação do fenômeno.

"Existe também a questão que talvez haja alguma influência das mudanças climáticas, o que é algo que ainda está sob estudo", afirma Maurício.

Fonte: G1




Postagem Anterior Próxima Postagem