
O Governo do Espírito Santo estabeleceu ponto facultativo nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual do Poder Executivo nos dias 26 de dezembro de 2025 e 2 de janeiro de 2026. A decisão foi oficializada por meio do Decreto nº 2777-S, publicado no Diário Oficial do Estado na terça-feira (16).
Conforme o decreto, a determinação não alcança os setores responsáveis por serviços essenciais, que mantêm funcionamento contínuo ou operam em regime de plantão e escala. A norma entrou em vigor na data da publicação e foi assinada pelo governador Renato Casagrande, no Palácio Anchieta, em Vitória.
Além da definição do ponto facultativo, o Executivo estadual confirmou a antecipação do pagamento dos salários de dezembro e do abono salarial. Os depósitos serão realizados no dia 23 de dezembro, beneficiando mais de 95 mil servidores, entre ativos e inativos do Poder Executivo.
Na mesma data, os profissionais ativos da Rede Estadual de Ensino receberão abono de R$ 2,5 mil, enquanto os demais servidores estaduais terão direito a R$ 1,2 mil. Também está previsto para este mês o pagamento do 13º salário aos servidores que aniversariam em dezembro, bem como aos trabalhadores celetistas e àqueles contratados em regime de Designação Temporária (DT).

.gif)