![]() |
| Rio Branco é o atual bicampeão do Capixabão (Foto: Henrique Montovanelli/FES) |
O Capixabão 2026 vai ter transmissão ao vivo pela TV Vitória/Record. A novidade vai levar os principais jogos da competição para dentro da casa dos torcedores, numa parceria com a TVE, sempre aos sábados, às 16 horas.
A competição começa no dia 13 de janeiro, com o Rio Branco, atual bicampeão, abrindo a competição contra o Serra, às 19 horas, no estádio Salvador Costa, em Vitória.
Já a primeira partida com transmissão ao vivo pela TV Vitória/Record será Vitória x Porto Vitória, no dia 17 de janeiro, às 16 horas, também no Salvador Costa.
O Capixabão de 2026 terá Rio Branco, Desportiva, Vitória, Vilavelhense, Serra e Porto Vitória como representantes da Grande Vitória. Além deles, também vão jogar a competição o Capixaba, que este ano terá sede em Alegre; o Forte, de Castelo; o Real Noroeste, de Águia Branca; e o Rio Branco de Venda Nova do Imigrante.
Fortalecimento do futebol capixaba
Para além da audiência, a parceria entre TV Vitória/Record, TVE e Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) tem como intuito fomentar o crescimento do futebol capixaba, expandindo o raio de exposição para muito além do Espírito Santo.
O diretor-geral da Rede Vitória, Felipe Caroni, destaca que a transmissão dos jogos ajudará a dar mais relevância para o esporte, além de aumentar o próprio interesse público em torno do campeonato.
É uma parceria muito importante entre a TV Vitória, a Record, a TVE, que é quem transmite todos os jogos, a Federação de Futebol e o Governo do Estado. Com essa transmissão em TV aberta, a gente consegue aumentar a penetração dos jogos, trazer mais audiência, mais relevância”Felipe Caroni, diretor-geral da Rede Vitória
Ainda segundo ele, a parceria para a exibição dos jogos servirá também para catapultar investimentos e medidas de fomento ao esporte, dando visibilidade a patrocinadores e marcas. O que, por consequência, beneficiará também os clubes que disputam o campeonato e os torcedores no Espírito Santo.
“Com isso temos o círculo virtuoso, dando visibilidade aos patrocinadores, às marcas, times, clubes, torcedores… Todo mundo ganha com essa maior exibição do futebol capixaba”, completou Caroni.
Diretora de Marketing da TVE, Ale Toledo ressalta que a parceria trará visibilidade como nunca antes para o campeonato.
A gente conta com o esforço concentrado de vários atores, da Federação, do Governo do Estado, dos próprios times. Há duas emissoras com a programação voltada para dar visibilidade para esse conteúdo.Ale Toledo, diretora de Marketing da TVE
Projeção nacional para o futebol capixaba
A parceria também pretende levar o futebol capixaba para outros estados brasileiros, assim como para fora do País, como explica o superintendente de Rede da Record, André Dias.
Ele explica que a transmissão contará com todo o time multiplataformas da Record, para garantir a visibilidade do campeonato em todo o País.
Teremos todo nosso time multiplataformas envolvido juntamente com a TV Vitória para dar a visibilidade nacional e até internacional para este importante evento.André Dias, superintendente de Rede da Record
Para a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo, a medida demonstra compromisso com a promoção do esporte, que vai proporcionar qualidade aos espectadores e representa um passo significativo para a modernização do futebol capixaba.
Fórmula de disputa do Capixabão 2026
Na primeira fase, os 10 times se enfrentam em turno único. Os oito primeiros colocados avançam para as quartas de final e os dois últimos serão rebaixados para a Série B do Capixabão.
As quartas de final, as semifinais e as finais acontecem em jogos de ida e volta. A diferença em relação à última edição é que, nas quartas de final, os times de melhor campanha têm a vantagem de dois empates — ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols — e fazem o jogo de volta em casa.
Já nas semifinais e nas finais, em caso de empate na soma dos dois jogos, a disputa vai para os pênaltis.
![]() |
| Os times se enfrentam em turno único na fase de classificação do Capixabão (Foto: Henrique Montovanelli/FES) |
Título vale vaga na Série D de 2027
O Capixabão de 2026 terá as mesmas 15 datas e 59 partidas disputadas. A distribuição de vagas para as competições nacionais no também permanece igual.
O campeão garante vagas para a Série D do Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Verde (Centro-Oeste), e o vice-campeão se classifica para a Copa do Brasil do ano seguinte.
*Com informações da TV Vitória/Record



.gif)