'Apresente seu BO': Restaurante distribuirá pizza a vítimas de assaltos

Promoção em Pinheiros: troque um boletim de ocorrência por uma fatia de pizza — Foto: Reprodução

Quem passar por Pinheiros neste domingo (25), aniversário de São Paulo, poderá ver uma cena inusitada: clientes entregando Boletins de Ocorrência em uma pizzaria. A imagem é fruto de uma campanha da "Da Mooca Pizza Shop", que chamou atenção nas redes sociais ao anunciar a promoção: quem apresentar um B.O. comprovando ter sido vítima de assalto na região, ganha uma fatia de pizza.

Segundo Felipe Zanutto, proprietário da pizzaria, a iniciativa surgiu da necessidade de abordar o que ele classifica como um tema comum e popular no bairro. Em entrevista ao GLOBO, Zanutto explica que a ação faz parte de um movimento maior do grupo, mas que em Pinheiros exigia um tom de protesto.

A repercussão da campanha reflete uma mudança na rotina do bairro boêmio da Zona Oeste. Pinheiros, que fechou 2025 liderando o ranking de roubos e furtos de celulares na capital, viu o perfil do crime mudar. Zanutto relata que a violência escalou do furto de oportunidade para a coação grave, alterando a dinâmica de quem vive e trabalha na região.

— A gente acompanha os casos e vê que, no início, eram muitos furtos. Era aquele roubo que a pessoa está com o celular na mão e alguém de bicicleta leva. Agora, nos últimos tempos, começaram muitos roubos à mão armada. É uma pessoa de moto que encosta no morador passeando com o cachorro — descreve.

A pizzaria, localizada na Rua Fradique Coutinho, nunca foi assaltada, mas o custo para manter essa tranquilidade é alto. Zanutto conta que paga segurança privada compartilhada com outros quatro restaurantes do quarteirão. "Mas e quem está isolado? Custa caro", questiona.

— Para o nosso negócio, e acho que pra maioria dali, é muito ruim porque as pessoas gostam de fazer as coisas andando. Quem mora naquela região escolhe ali porque gosta daquela coisa clássica de fazer tudo a pé. E isso tem inibido um pouco — lamenta Zanutto.

Homem é assaltado na Rua Joaquim Antunes, em Pinheiros — Foto: Reprodução

O empresário também relata o trauma de funcionários que, ao terem o celular roubado, perdem não só o bem material, mas a capacidade de "se movimentar" na cidade, já que documentos e bancos estão digitalizados nos aparelhos. "O funcionário vai trabalhar desanimado, já sai de casa com medo", diz.

Segundo Zanutto, a ação de domingo vai além da entrega de fatias. Realizada em parceria com o perfil do Instagram "Amo Pinheiros", página que se tornou um diário colaborativo da criminalidade local, a pizzaria pretende reunir a Associação dos Moradores de Pinheiros para discutir soluções.

— A ideia é se encontrar lá no domingo, trocar ideias. Acho que o mais legal é mostrar que existe ali uma união das pessoas do bairro, dos moradores e comerciantes que estão preocupados — conclui Zanutto.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem