Calendário do empreendedor: as datas mais importantes de janeiro de 2026


Mesmo com o peso das contas de início de ano, janeiro traz oportunidades para atrair clientes, organizar a gestão e iniciar o ano com estratégia

Do DAS-MEI às liquidações de verão, o mês abre espaço para tirar planos do papel. Confira o calendário e prepare seu negócio — Foto: Freepik

Janeiro chega com o desafio clássico do varejo brasileiro: conquistar um consumidor que começa o ano sobrecarregado por despesas fixas, como IPVA, IPTU e material escolar. No entanto, os números mostram que o mês é de fôlego para quem se planeja. Segundo dados do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), a expectativa para o início de 2026 é de um avanço moderado nas vendas, impulsionado pelas tradicionais liquidações que chegam a oferecer descontos de até 70% para girar o estoque e garantir o fluxo de caixa.

Além do consumo, o mês é o “pico” do espírito empreendedor no país. O Brasil encerrou 2025 com um recorde histórico: mais de 4,6 milhões de novos pequenos negócios abertos até novembro, de acordo com o Sebrae. Desse total, os MEIs representam cerca de 77%, e janeiro é historicamente o mês em que muitos tiram o plano do papel ou revisam seu enquadramento tributário — já que o prazo para optar pelo Simples Nacional se encerra no último dia útil do mês.

Para te ajudar a transformar o “mês das contas” em um período de estratégia, PEGN selecionou as datas e obrigações essenciais. Confira:


Janeiro Branco – mês inteiro

Campanha nacional focada em saúde mental e bem-estar, ideal para ações corporativas e de impacto social.


2 de janeiro — Dia do Sanitarista

Relevante para negócios ligados à saúde e segurança alimentar.


4 de janeiro — Dia Mundial do Braille

Oportunidade para destacar iniciativas de acessibilidade e inclusão.


6 de janeiro — Dia de Reis

Campanhas regionais e produtos sazonais podem ganhar destaque.


7 de janeiro — Dia do Leitor

Boa data para negócios culturais lançarem promoções e parcerias.


8 de janeiro — Dia do Fotógrafo

Serviços visuais, moda, eletrônicos e estúdios podem se beneficiar.


11 de janeiro — Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos

Momento para reforçar compromissos ambientais e de sustentabilidade.


12 de janeiro — Dia do Empresário Contábil

Perfeito para marketing B2B de serviços financeiros, consultorias e contabilidades.


15 de janeiro — Dia Mundial do Compositor

Gancho para negócios do setor cultural e musical.


19 de janeiro — Dia do Cabeleireiro

Promoções e pacotes impulsionam agendamentos no setor de beleza.


20 de janeiro — Dia do Farmacêutico

Conteúdo de educação em saúde agrega valor e autoridade.


25 de janeiro — Aniversário de São Paulo

Feriado municipal. Ideal para campanhas localizadas e turismo interno.


Volta às aulas (segunda quinzena)

Impacta papelarias, vestuário, calçados, eletrônicos e serviços educacionais.


Obrigações e prazos para MEIs e PMEs

20 de janeiro: Pagamento do DAS-MEI

Todo dia 20 é sagrado para o microempreendedor individual. O pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional referente a dezembro deve ser quitado. Com o reajuste do salário mínimo previsto para 2026, o valor da contribuição mensal deve ser atualizado a partir da competência de janeiro (paga em fevereiro).

📌 Fique atento: Janeiro marca a abertura do prazo para a DASN-SIMEI, a Declaração Anual de Faturamento. Embora o prazo final seja em maio, enviar agora evita multas e facilita o controle financeiro do ano.

“A antecipação dessas atividades evita contratempos e correções de última hora e proporciona ao empreendedor a oportunidade de realizar uma análise minuciosa dos dados antes do envio definitivo. Esse cuidado reduz significativamente o risco de inconsistências, erros e possíveis penalidades, além de transmitir maior credibilidade e profissionalismo perante órgãos reguladores e parceiros comerciais” , afirma Patricia Brecht Innarelli, coordenadora dos cursos de Administração e Comércio Exterior e diretora de Graduação da Universidade Metodista de São Paulo


30 de janeiro: Prazo final para opção pelo Simples Nacional

Empresas que desejam migrar para o Simples Nacional ou regularizar pendências têm até o último dia útil de janeiro para realizar o pedido via portal do e-CAC.


Fonte: PEGN



Postagem Anterior Próxima Postagem