![]() |
Gilberto dá um abraço em um profissional dos bombeiros ao ser encontrado — Foto: Reprodução |
Gilberto Alves e Carlos Gomes Pereira, os dois ciclistas que haviam desaparecido na última quarta-feira (14), durante uma trilha de bicicleta em Juquitiba (SP), foram encontrados pelo Corpo de Bombeiros nesta terça-feira (20), após seis dias perdidos na mata (veja o vídeo abaixo).
Nas imagens registradas por um dos bombeiros que participaram da operação, é possível ver o momento em que Gilberto é localizado próximo a um riacho. “Giba, somos o Corpo de Bombeiros”, disse um dos profissionais.
No vídeo, Gilberto aparece consciente e usando um capacete de ciclismo. Ele abraçou um dos bombeiros e informou que Carlos estava nas proximidades, também sem ferimentos. A reportagem questionou o ponto em que a dupla foi encontrada, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
A operação desta terça-feira (20) ocorreu em uma trilha de 24 km, partindo de um posto de comando em Juquitiba (SP). Ao todo, 23 profissionais e seis viaturas participaram das buscas.
O 6º Grupamento de Bombeiros atuou no trecho de Peruíbe, enquanto o 18º Grupamento ficou responsável pela área de Juquitiba e proximidades.
Desde o início das buscas, já foram percorridos mais de 277 km. O helicóptero Águia também foi mobilizado e sobrevoou mais de 100 km na região.
Buscas
Um mapa, divulgado pelo Corpo de Bombeiros, mostra os rastros das equipes que realizavam as buscas. A imagem é de um aplicativo de geolocalização, onde as equipes marcaram trilhas, pontos de interesse das equipes que passaram nesses trechos e raios de antena de celular.
De acordo com a corporação, os círculos maiores indicam a área de sinal de torres de comunicação para delimitar as áreas de buscas.
![]() |
Mapa mostra rastros de equipes do Corpo de Bombeiros durante as buscas por Carlos Gomes Pereira (à esq.) e Gilberto Alves (à dir.) — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros e Arquivo Pessoal |
Desaparecimento
A reportagem teve acesso ao último contato dos ciclistas antes de desaparecerem. "Oh, meu filho. Nós viemos fazer a trilha aqui e se perdemos. Agora, nós estamos descendo o rio, entendeu? Não sei se nós vamos chegar hoje não", disse Gilberto no áudio. Ao fundo, é possível escutar um barulho de água.
De acordo com a filha de Gilberto, Ana Carolina Almeida, de 39 anos, os homens levaram apenas água. "Ele já andava de bike, porém aqui na região não tinha costume de andar. O amigo dele tinha experiência [...]", lamentou.
Registro do desaparecimento
A filha de Gilberto acionou o Corpo de Bombeiros e registrou o BO na quinta-feira (15), quando foi informada pela tia, irmã do pai, sobre o desaparecimento.
Conforme divulgado pelo Corpo de Bombeiros, os homens entraram na Estrada do Jacuba, em Juquitiba, em direção à Trilha da Pedra Lisa, na Serra do Mar. Segundo a corporação, o objetivo era chegar à Cachoeira da Salete.
Ainda de acordo com os bombeiros, a topografia da região indica que os ciclistas seguiram em direção ao Rio São Lourencinho, que deságua em Peruíbe (SP).
![]() |
Bombeiros realizam buscas por Gilberto Alves (à esq.) e o amigo Carlos Gomes Pereira (à dir.) — Foto: Arquivo Pessoal e Corpo de Bombeiros/Divulgação |
Ciclistas
Ana afirmou que o pai é morador de Embu das Artes (SP) e o amigo reside no distrito de Campo Limpo, na capital paulista. Ela destacou que os dois gostam de aventura, de pescar e andar de bicicleta.
![]() |
Carlos Gomes Pereira (à esq.) e o amigo Gilberto Alves (à dir.) estão desaparecidos — Foto: Arquivo Pessoal |
Fonte: G1

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/j/k/S1yYHGRMyDTa7aMaxjmg/edig1-2026-01-20t132026.921.png)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/B/v/dVvds5QlSKf0PatHyPJQ/mapa-buscas.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/0/x/GiLoHjQ7ANOxL5mCsWDw/buscas-ciclistas.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/r/J/lbhHf2QBq40zurz9CzTw/ciclistas-desaparecidos-1-.jpg)
.gif)