Morre primeira top model brasileira, a atriz Vera Barreto

Vera Barreto Leite na série 'Som e fúria', na Globo — Foto: divulgação/ tv globo

Considerada a primeira top model brasileira, a atriz Vera Barreto Leite, ou Vera Valdez, como também era chamada, morreu nesta quarta-feira, dia 14, aos 89 anos. O anúncio da morte foi feito pelo perfil no Instagram do Teatro Oficina, de São Paulo, do qual ela fez parte. "Hoje à tarde Vera partiu. VOA, VERA! ETHERNA! Muito amor por essa Maneca...", postou o perfil.

Sua carreira de modelo começou no início dos anos 1950, quando já desfilava para marcas como Christian Dior e Chanel. A de atriz teve início no teatro, mas não demorou para ser convidada para o cinema.

Com uma trajetória marcada pela ousadia — uma delas foi posar seminua para uma revista, aos 72 anos —, Vera Barreto Leite também viveu romances célebres. Do cineasta francês Louis Malle ao fotógrafo Pedro de Moraes, filho de Vinícius de Moraes, com quem teve uma filha, a atriz e cantora Mariana de Moraes.

Vera Barreto Leite em 1965 e no filme "Tia Virgínia" — Foto: reprodução

Entre os filmes de maior sucesso, estão "O Homem Nu" e "Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha". Na TV, ela participou das séries "Som e Fúria", na Globo, e "Cidade Invisível", na Netflix.

Em 2024, ela pôde ser vista no filme "Tia Virgínia" . No elenco do longa, , Vera Barreto Leite também roubou a cena, mesmo sem dizer uma única palavra, somente com o olhar, interpretando a mãe de Vera Holtz.

"Vera é realmente espetacular. Essa é uma mulher atualizada, uma mulher que viveu o auge em todas as fases da vida. Ela conversava muito com a gente durante as filmagens, contava suas histórias", disse Vera Holtz sobre sua colega de cena no "Conversa com Bial".

Vera Barreto Leite em 1968 — Foto: arquivo/ agência o globo

Vera Barreto Leite em desfile de 2003 — Foto: Fabio Seixo

Fonte: Extra


Postagem Anterior Próxima Postagem