O Espírito Santo entra na última semana de janeiro sob a influência de um padrão climático mais típico do verão: temperaturas em elevação, momentos de sol ao longo do dia e chuvas rápidas e localizadas, que devem ocorrer com mais frequência entre a tarde e a noite. A previsão é do Climatempo.
Após vários dias de instabilidade provocados pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o sistema perde força sobre o Estado. Com isso, as precipitações tendem a ficar mais irregulares e menos persistentes, ocorrendo de forma isolada.
Além disso, a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) passa a influenciar o clima no país. Enquanto esse sistema intensifica as chuvas na região Nordeste, o calor ganha mais destaque no Sudeste e no Centro-Oeste.
No Sudeste, a tendência é de redução das chuvas no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e em grande parte de Minas Gerais, após um período prolongado de instabilidade. Em São Paulo, porém, o cenário é diferente: o retorno das pancadas pode causar alagamentos, principalmente na Região Metropolitana.
🌧️ Temporais de verão seguem ativos no Brasil
Mesmo com mudanças nos sistemas meteorológicos, os temporais típicos do verão continuam predominando em diversas regiões do país, favorecidos pelas altas temperaturas e pela grande disponibilidade de umidade.
O segundo episódio da ZCAS chegou ao fim no domingo (25), após registrar volumes extremamente elevados de chuva, variando entre 200 mm e 400 mm em áreas de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Agora, a atuação da ZCIT passa a ganhar protagonismo, levando chuvas mais intensas para estados como Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e parte da Paraíba.



.gif)