Segundo os Bombeiros e a Defesa Civil, já foram atendidos na Grande São Paulo 11 chamados para enchentes e alagamentos, nove atendimentos para quedas de árvores e dois desabamentos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/j/s/nIzpzaTDAaXDNDBescXg/871131fe-76b0-4000-9031-288ada01f95f.jpg)
Passageiros ficaram ilhados no teto de ônibus na Zona Leste de São Paulo — Foto: Reprodução
Um temporal atingiu diversas áreas da Região Metropolitana de São Paulo nesta quinta-feira (8), e já deixa mais de 60 mil clientes da Enel sem energia. Cenas dramáticas também foram registradas na Zona Leste, onde passageiros precisaram subir no teto de um coletivo para escapar da enchente. Segundo os Bombeiros, os principais chamados são para alagamentos, queda de árvores e desabamentos.
O episódio ocorreu na Avenida Inácio Monteiro, no bairro de Guaianases. Com a via transformada em um rio, os ocupantes de um ônibus municipal viram-se obrigados a buscar refúgio na parte superior do veículo. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência e confirmou que todas as vítimas foram resgatadas em segurança.
De acordo com os Bombeiros e a Defesa Civil, já foram atendidos na Grande São Paulo 11 chamados para enchentes e alagamentos, nove atendimentos para quedas de árvores e dois desabamentos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/o/7/7w9vfKQsWmBGnwA8LwMQ/whatsapp-image-2026-01-08-at-17.59.54.jpeg)
Imóvel interditado pela Defesa Civil desabou em Itaquaquecetuba pós chuvas fortes desta quinta-feira — Foto: Divulgação/Defesa Civil
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) colocou toda a cidade em estado de atenção. A situação agravou-se no Itaim Paulista, que evoluiu para estado de alerta após o transbordamento do Córrego Três Pontes, na altura da Avenida Marechal Tito.
A instabilidade climática, com chuva persistente, granizo e fortes rajadas de vento, atingiu também a Zona Sul da capital e as cidades do ABC, especificamente Santo André e São Caetano do Sul, que estão sob aviso severo da Defesa Civil.
A força da água também castigou o Alto Tietê: em Ferraz de Vasconcelos, o acumulado de 67 mm em apenas uma hora disparou o protocolo de segurança. Sirenes de emergência foram acionadas no nível intermediário para alertar a população, enquanto equipes técnicas vistoriam áreas de encosta para prevenir deslizamentos.
Na cidade vizinha de Poá, o volume de chuva foi ainda maior, chegando a 80 mm no mesmo período. Já em Itaquaquecetuba, uma residência no bairro Brilho de Lua desabou. O imóvel já havia sido interditado preventivamente pela Defesa Civil e estava vazio, sem o registro de feridos.
Fonte: O Globo

.gif)