![]() |
Pessoa de capa de chuva durante tempo chuvoso em Vitória, no ES — Foto: Ricardo Medeiros/Rede Gazeta |
O Espírito Santo recebeu três novos alertas de chuva para riscos de alagamentos, deslizamentos e transbordamento de rios. Os avisos amarelo, laranja e vermelho são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e valem até sábado (24). Ou seja: a chuva vai continuar nas próximas horas.
Por causa das chuvas dos últimos dias, cinco cidades do estado já superam, em 21 dias, a média histórica de chuva para janeiro inteiro, segundo a Climatempo. (leia mais abaixo)
Devido às chuvas dos últimos dias, o estado já contabiliza mais de 120 pessoas fora de casa. Desse total, a maioria é de desalojadas — precisaram sair temporariamente de suas residências e estão hospedadas com familiares ou amigos. O temporal deixou ainda duas pessoas feridas e provocou a morte de uma criança.
Mais de 100 pessoas foram afetadas pelas chuvas diretamente apenas nas cidades de Linhares e Sooretama, no Norte do estado. Em Linhares, por exemplo, várias famílias estão abrigadas em uma escola, e recebem colchões, alimentos e itens de higiene pessoal.
Novos alertas para o tempo
Segundo o Inmet, o alerta amarelo, que indica perigo potencial, abrange todo o Espírito Santo. Já o alerta vermelho, classificado como de grande perigo, atinge 28 municípios e aponta a possibilidade de mais de 60 milímetros por hora (mm/h) de chuva ou acumulados superiores a 100 milímetros por dia.
🔴 Cidades sob alerta vermelho:
- Alegre
- Alfredo Chaves
- Anchieta
- Apiacá
- Atílio Vivacqua
- Bom Jesus do Norte
- Cachoeiro de Itapemirim
- Castelo
- Conceição do Castelo
- Divino de São Lourenço
- Dores do Rio Preto
- Guaçuí
- Ibatiba
- Ibitirama
- Iconha
- Irupi
- Itapemirim
- Iúna
- Jerônimo Monteiro
- Marataízes
- Mimoso do Sul
- Muniz Freire
- Muqui
- Piúma
- Presidente Kennedy
- Rio Novo do Sul
- São José do Calçado
- Vargem Alta
Já o alerta laranja, que representa perigo, vale para 63 municípios das regiões Norte, Sul e Grande Vitória, com previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou acumulados entre 50 e 100 mm por dia.
🟠 Cidades sob alerta laranja:
- Afonso Cláudio
- Águia Branca
- Alegre
- Alfredo Chaves
- Alto Rio Novo
- Anchieta
- Apiacá
- Aracruz
- Atílio Vivacqua
- Baixo Guandu
- Barra de São Francisco
- Bom Jesus do Norte
- Brejetuba
- Cachoeiro de Itapemirim
- Cariacica
- Castelo
- Colatina
- Conceição do Castelo
- Divino de São Lourenço
- Domingos Martins
- Dores do Rio Preto
- Fundão
- Governador Lindenberg
- Guaçuí
- Guarapari
- Ibatiba
- Ibiraçu
- Ibitirama
- Iconha
- Irupi
- Itaguaçu
- Itapemirim
- Itarana
- Iúna
- Jerônimo Monteiro
- João Neiva
- Laranja da Terra
- Linhares
- Mantenópolis
- Marataízes
- Marechal Floriano
- Marilândia
- Mimoso do Sul
- Muniz Freire
- Muqui
- Pancas
- Piúma
- Presidente Kennedy
- Rio Bananal
- Rio Novo do Sul
- Santa Leopoldina
- Santa Maria de Jetibá
- Santa Teresa
- São Domingos do Norte
- São Gabriel da Palha
- São José do Calçado
- São Roque do Canaã
- Serra
- Vargem Alta
- Venda Nova do Imigrante
- Viana
- Vila Velha
- Vitória
Maior que a média histórica
Cinco cidades do Espírito Santo superaram, em 21 dias, a média histórica de chuva para janeiro do Estado, segundo a Climatempo. A média de precipitação no período tem variado entre 140 e 260 mm desde a década de 1990, mas, em alguns municípios, o volume já superou a casa dos 300 mm até agora.
O Espírito Santo está entre os que mais registraram chuva no Brasil nas últimas três semanas. E outras cidades já estão bem perto de ultrapassar a média mensal de precipitação.
Veja abaixo as cinco cidades que superaram a média do estado, segundo dados do Inmet:
- Linhares: 335 mm;
- Venda Nova do Imigrante: 317 mm;
- Brejetuba: 299 mm;
- Marilândia: 286 mm;
- Presidente Kennedy: 261 mm;
Previsão do tempo
Nesta sexta-feira (23), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) perde intensidade sobre o Espírito Santo, mas a umidade dos ventos costeiros mantém o tempo instável. Há previsão de chuva em todo o estado, mais frequente na metade sul, incluindo a Grande Vitória, e em áreas da Região Noroeste próximas à divisa com Minas Gerais.
As temperaturas máximas apresentam elevação, e o vento sopra fraco a moderado no litoral.
Na Grande Vitória, muitas nuvens, com chuva em alguns períodos. Vento fraco a moderado. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 32°C.
Na Região Sul, muitas nuvens, com chuva em alguns períodos. Vento fraco a moderado. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 21°C e máxima de 31°C.
Na Região Serrana, variação de nuvens, com chuva em alguns períodos. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 20°C e máxima de 28°C.
Na Região Norte, variação de nuvens, com chuva rápida em alguns períodos. Temperatura mínima de 22°C e máxima de 32°C.
Na Região Noroeste, variação de nuvens, com chuva em áreas próximas à divisa com Minas Gerais. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 24°C e máxima de 30°C.
No sábado (24), a umidade transportada pelos ventos costeiros mantém o tempo instável no Espírito Santo, com chuva em alguns momentos do dia em todo o estado. As temperaturas máximas apresentam aumento acentuado na metade sul, e o vento sopra fraco a moderado no litoral.
Na Grande Vitória, variação de nuvens, com chuva passageira em alguns períodos. Vento fraco a moderado. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 33°C.
Na Região Sul, variação de nuvens, com chuva passageira em alguns períodos. Vento fraco a moderado. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 20°C e máxima de 32°C.
Na Região Serrana, variação de nuvens, com chuva passageira em alguns períodos. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 19°C e máxima de 29°C.
Na Região Norte, variação de nuvens, com chuva passageira em alguns períodos. Temperatura mínima de 21°C e máxima de 32°C.
Na Região Noroeste, variação de nuvens, com chuva passageira em alguns períodos. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 21°C e máxima de 30°C.
Fonte: G1

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/b/H/Kqd07hS32GeRXjFXqkOQ/4.png)
.gif)