Ministro da Educação entrega 1,3 mil carteiras docentes a professores e destaca avanços no ensino do ES


Documento funcionará como nova identificação e garante benefícios como descontos culturais e em hospedagens


O ministro da Educação, Camilo Santana, participou na manhã desta terça-feira (10) de uma solenidade na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em que foram entregues 1,3 mil Carteiras Nacionais Docentes do Brasil (CNDB) e 99 vales-computadores a professores do Estado. A ação faz parte da Caravana da CNDB, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que está percorrendo os estados desde o final de 2025.

No Espírito Santo, docentes da educação pública, abrangendo desde a educação básica até o ensino superior, se inscreveram previamente para receber o documento emitido pelo MEC. Ao todo, 55,4 mil professores em todo o país estão aptos a receber a carteira, e mais de 1,9 mil profissionais têm direito ao vale-computador.


Durante a cerimônia, Camilo Santana enalteceu os indicadores educacionais do Espírito Santo e destacou o papel dos docentes na melhoria dos resultados. “O Estado é referência em educação. No ano passado, já estava com 72% das metas cumpridas. Depois, a meta era chegar a 74%, mas já está com 78% das crianças aprendendo a ler e a escrever na idade certa”, afirmou o ministro.

A Carteira Nacional Docente do Brasil funciona como um novo documento de identificação para professores e tem validade de dez anos. O documento reúne informações como nome, CPF, filiação, endereço, data de nascimento e vínculo profissional — inclusive com foto 3×4 — e pode ser emitido tanto em formato digital quanto físico.

Os portadores da carteira terão acesso a benefícios como descontos em atividades culturais — incluindo shows, cinemas e teatros — além de redução de até 15% nas diárias de hotéis associados.

A implementação da CNDB depende da integração dos dados fornecidos por estados, municípios e o Distrito Federal junto à base nacional de profissionais da educação, para garantir atualização contínua das informações no documento.


Outras atividades da agenda no Espírito Santo

Após a entrega da carteira, o ministro seguiu com compromissos em Vitória, incluindo visita às obras do Centro de Pesquisas Clínicas, à ampliação do Pronto Socorro e da UTI e à inauguração de um Raio-X telecomandado no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam/Ufes). Também foi emitida a Ordem de Serviço para a reforma do espaço que abrigará o Banco de Leite Humano.

No período da tarde, Camilo Santana visitou o Laboratório de Fabricação Digital e Prototipagem (IF Maker) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e participou da solenidade de posse da nova reitora da instituição.





Postagem Anterior Próxima Postagem