Além de retratar os Obamas como macacos, o vídeo promove a falsa alegação de que houve fraude na derrota de Trump para Joe Biden nas eleições de 2020
Trump x Obama: levantamento aponta quem venceria hipotética eleição para presidente dos EUA — Foto: Bonnie Cash/Bloomberg/ReproduçãoO ex-presidente dos EUA Barack Obama criticou no sábado (14), a falta de pudor entre as elites políticas do país, em sua primeira reação a um vídeo compartilhado na conta da rede Truth Social de Donald Trump, que o retratava, juntamente com sua mulher, Michelle, como macacos.
A publicação do vídeo, em 5 de fevereiro, desatou críticas de todo o espectro político americano. A Casa Branca descartou inicialmente a reação como "indignação falsa", depois atribuiu a publicação a um erro de um membro da equipe e, finalmente, a removeu.
Além de retratar os Obamas como macacos, o vídeo promove a falsa alegação de que houve fraude na derrota de Trump para Joe Biden nas eleições de 2020.
O ex-presidente abordou a publicação do vídeo no sábado, em entrevista ao podcaster político de esquerda Brian Tyler Cohen.
— A retórica degenerou a um nível de crueldade nunca antes visto. Há poucos dias, Donald Trump publicou uma imagem sua, com seu rosto sobreposto ao corpo de um macaco — disse Cohen. — E assim, mais uma vez, testemunhamos a degeneração da retórica. Como saímos dessa situação em que nos metemos?
Obama respondeu que a maioria dos americanos “considera esse comportamento profundamente perturbador… Há uma espécie de espetáculo circense nas redes sociais e na televisão, e a verdade é que não parece haver nenhuma vergonha nisso entre as pessoas que antes acreditavam que deveria haver um certo decoro, um senso de propriedade e respeito pelo cargo, certo? Isso se perdeu”.
O ex-presidente previu que esse tipo de mensagem prejudicará os republicanos de Trump nas eleições de meio de mandato, já que “no fim das contas, a resposta virá do povo americano”.
Da Redação / Com informações de O Globo

.gif)