O Carnaval 2026 no Espírito Santo deve ser marcado por tempo firme e temperaturas elevadas até a Quarta-feira de Cinzas (18). A previsão é da Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que aponta predomínio de sol e pouca nebulosidade em todas as regiões do Estado, cenário típico do verão capixaba.
No fim de semana que antecede o período carnavalesco, sábado (14) e domingo (15), a atuação de um sistema de alta pressão mantém o tempo estável, sem previsão de chuva. As temperaturas seguem em elevação e os ventos sopram entre fracos e moderados ao longo do litoral, favorecendo eventos ao ar livre, turismo e maior movimentação nas rodovias.
Entre segunda-feira (16) e quarta-feira (18), considerados os dias principais do Carnaval, o padrão de estabilidade continua. O céu deve permanecer com poucas nuvens, sem previsão de chuva, e o calor segue predominando. No litoral, os ventos variam de fracos a moderados, com possibilidade pontual de rajadas na quarta-feira, principalmente entre o litoral sul e a Grande Vitória.
Mudança no tempo
A mudança no tempo começa a partir de quinta-feira (19). Apesar do calor e do tempo abafado ainda predominarem durante o dia, há previsão de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde nas regiões Sul, Serrana e em áreas do Noroeste, avançando durante a noite para o litoral sul e a Grande Vitória. Nas demais regiões, não há previsão de chuvas significativas.
Com a alteração no padrão atmosférico, as temperaturas máximas tendem a diminuir nos dias seguintes, reduzindo a sensação de calor. Na sexta-feira (20), o tempo segue instável em parte do Estado, com chuva na madrugada e manhã no litoral norte e novas pancadas com trovoadas à tarde e à noite nas regiões Sul, Serrana, Noroeste, além do litoral sul e da Grande Vitória.
De acordo com o coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, a orientação é aproveitar o período de tempo firme, mas manter atenção às atualizações da previsão e aos cuidados com a saúde. Ele reforça, as altas temperaturas, o tempo mais seco e os elevados índices de radiação solar exigem hidratação constante, uso de protetor solar, roupas leves e evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia.


.gif)