VÍDEO | Tornado atinge o Rio Grande do Sul pela segunda semana seguida


Fenômeno foi registrado no município de Pedro Osório, nesta quinta-feira.

Tornado atinge RS pela segunda semana consecutiva — Foto: Paulo Cesar Maciel Andrade/Imagens cedidas

Pela segunda semana consecutiva, um tornado foi confirmado no Rio Grande do Sul. Desta vez, o fenômeno ocorreu no interior do município de Pedro Osório, no Sul do estado, nesta quinta-feira (6).

A confirmação foi feita pela Climatempo Meteorologia, com base em dados da Defesa Civil do RS. Até a publicação desta reportagem, não havia informações sobre feridos e estragos.

🔍 Conforme a Climatempo, o tornado foi gerado por uma supercélula, um tipo de tempestade com corrente ascendente giratória. "Supercélulas comumente causam granizo de grande tamanho e rajadas de vento intensas, e em algumas ocasiões tornados", explica a Defesa Civil.

O tornado foi registrado na localidade conhecida como Matarazzo, interior de Pedro Osório. Contudo a força dos ventos causou estragos também na área urbana, segundo o prefeito Ricardo Alves (MDB).

"Estamos levantando os estragos no perímetro urbano também, pois houve árvores caídas, postes caídos e fios soltos. Estamos nos deslocando para o interior, onde foi registrado o tornado. Não temos conhecimentos de feridos ou pessoas fora de casa, mas eles estão sem luz", descreveu o chefe do Executivo.

O estado gaúcho é afetado por uma frente fria associada à formação de um ciclone extratropical no oceano. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil emitiram avisos de grande perigo para tempestades, com risco de ventos superiores a 100 km/h e formação de tornados ao longo do dia.

No total, oito cidades reportaram danos danos nesta quinta-feira.





Fonte: g1 RS





Postagem Anterior Próxima Postagem