Alertas do Inmet abrangem seis municípios no domingo e 42 na segunda-feira, com previsão de até 50 mm de chuva e ventos de 60 km/h
O Espírito Santo terá condições de tempestade neste domingo (13) e na segunda-feira (14), segundo dois alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os avisos são classificados como de perigo potencial e indicam possibilidade de chuva intensa, ventos fortes e queda de granizo.
A previsão aponta para 20 a 30 milímetros de chuva por hora, podendo chegar a 50 milímetros acumulados em um dia. Os ventos devem variar entre 40 e 60 km/h.
O Inmet também alerta para a possibilidade de queda de galhos, alagamentos, danos em plantações e interrupções no fornecimento de energia elétrica, embora o risco seja considerado baixo.
Alerta para domingo
No domingo, o aviso permanece válido durante todo o dia e alcança seis municípios da região Sul do Espírito Santo:
- Apiacá
- Bom Jesus do Norte
- Guaçuí
- Mimoso do Sul
- Presidente Kennedy
- São José do Calçado
42 cidades entram no alerta na segunda-feira
Na segunda-feira, a área de abrangência aumenta. O alerta será válido das 0h às 23h59 e passa a incluir 42 municípios, entre eles cidades da Grande Vitória, como Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.
Confira a lista:
- Afonso Cláudio
- Alegre
- Alfredo Chaves
- Anchieta
- Apiacá
- Atílio Vivacqua
- Bom Jesus do Norte
- Brejetuba
- Cachoeiro de Itapemirim
- Cariacica
- Castelo
- Conceição do Castelo
- Divino de São Lourenço
- Domingos Martins
- Dores do Rio Preto
- Guaçuí
- Guarapari
- Ibatiba
- Ibitirama
- Iconha
- Irupi
- Itapemirim
- Itarana
- Iúna
- Jerônimo Monteiro
- Marataízes
- Marechal Floriano
- Mimoso do Sul
- Muniz Freire
- Muqui
- Piúma
- Presidente Kennedy
- Rio Novo do Sul
- Santa Leopoldina
- Santa Maria de Jetibá
- São José do Calçado
- Serra
- Vargem Alta
- Venda Nova do Imigrante
- Viana
- Vila Velha
- Vitória
Orientações durante as tempestades
O Inmet recomenda que, durante rajadas de vento, a população evite permanecer debaixo de árvores, devido ao risco de queda e de descargas elétricas. Também não é indicado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Outra orientação é evitar o uso de equipamentos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades.
Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199, enquanto o Corpo de Bombeiros atende pelo 193.


.gif)