Bilionário do Zimbábue e companheira podem ser enterrados sem as cabeças após acidente de helicóptero


Corpos foram deixados no local da queda durante a noite e, segundo familiares, animais teriam atacado os restos; seis pessoas morreram na tragédia

Wicknell Chivayo e sua companheira, Lucy Muteke — Foto: Redes sociais

O bilionário zimbabuano Wicknell Chivayo e sua companheira, Lucy Muteke, podem ser enterrados sem as cabeças após a queda de um helicóptero no Zimbábue, em 30 de setembro. Segundo um porta-voz da família, os corpos ficaram no local durante a noite e teriam sido atacados por animais. Todas as seis pessoas que estavam na aeronave morreram.


Corpos ficaram no local durante a noite

Herbert Chivayo, porta-voz da família, afirmou que os corpos ficaram irreconhecíveis após o incêndio que consumiu a aeronave.

— Os corpos foram queimados até o fogo se extinguir sozinho, então vocês podem imaginar a situação atual — disse.

A advogada e ex-política de oposição Fadzayi Mahere criticou a demora no atendimento de emergência. Segundo ela, o helicóptero caiu por volta das 17h, mas os corpos só teriam sido retirados do local por volta das 8h do dia seguinte.

— Por que agora estão surpresos com o desaparecimento de partes vitais dos corpos, incluindo as cabeças dos falecidos? — questionou Mahere, que também perguntou se houve uma busca específica pelos restos desaparecidos.


Quem era Wicknell Chivayo

Chivayo ficou conhecido no Zimbábue por seus negócios em setores como energia e infraestrutura e também pela distribuição de presentes de alto valor a clubes de futebol, artistas, jornalistas e influenciadores. Entre seus projetos está uma usina solar de 128 milhões de libras em Gwanda, concedida à sua empresa, a Intratrek Zimbabwe, pela estatal Zimbabwe Power Company. Ele negava irregularidades relacionadas aos negócios.

O casal será enterrado lado a lado no Cemitério de Glen Forest, em Harare. A causa do acidente ainda é investigada, mas há suspeita de que a aeronave tenha caído após um incêndio de grandes proporções.

O presidente do Quênia, William Ruto, prestou homenagem a Chivayo e o chamou de "querido amigo".

— Vou me lembrar dele por sua amizade, sua energia e sua profunda convicção nas possibilidades do nosso continente — afirmou.

Com informações do O Globo



Postagem Anterior Próxima Postagem