Projeto “Coletivo Rodas Literárias” desperta interesse na leitura



Em Nova Venécia, um projeto vem resgatando o hábito de leitura e é claro, de ouvir histórias. De iniciativa das psicólogas, Samilla Freitas, Simone Clabunde Ribeiro e Ketle Silva, juntamente com a estudante de psicologia do 10º período, Karolynne Oliveira, o projeto tem como objetivo movimentar pela cidade de Nova Venécia, oficinas de contação de histórias de literatura brasileira.

O projeto tem a realização da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo e faz parte do edital de “Cultura Coletivas Juvenis”. O edital abre vaga para pleitear projetos culturais realizados por jovens capixabas ao redor do Estado.

As psicólogas formam o “Coletivo Rodas Literárias”, que vem acontecendo no município desde março deste ano, sendo duas oficinas mensais, uma em cada instituição diferente. Por ter uma característica itinerante, o projeto já visitou algumas instituições venecianas como a Casa do Vovô, Centro de Convivência do Idoso (CCI), Escola de Educação Infantil Maria Caliman Lobo, Casa Lar, além de grupos infantis do Centro de Referência de Assistência Social  (CRAS) Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

As oficinas do “Coletivo Rodas Literárias” não apenas a restringe a contação de histórias, mas também, a práticas de atenção por meio da respiração, explica psicóloga. “Quando convocamos a atenção concentrada à nossa respiração, trazemos uma maior compreensão do aqui e agora, o que pode facilitar no entendimento da história contada, onde uma experiência com a oficina que se torna mais atraente através da prática”, afirma Simone.

A última oficina acontece dia 16 de agosto às 15h, no Centro Cultural Casarão e será aberta ao público de forma geral e conta com o apoio da Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Venécia. “Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, é quem sabe o benefício que uma simples história pode proporcionar, não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar nas páginas de um bom livro”, disse Anderson Sabino, secretário de Cultura e Turismo.

Será realizado um balanço de todas as oficinas desenvolvidas. “Pretendemos fazer um fechamento trazendo de tudo um pouquinho do que trabalhamos até hoje, embora a história que será contada seja inédita”, acrescentou Karolynne.

“Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso, e esse projeto apresentado, trabalha de uma forma que seja interessante e desperte a curiosidade das pessoas, pois o hábito de leitura é um processo constante, preparando uma oficina linda com toda dedicação e carinho”, acrescentou Samilla.

Para acompanhar as novidades do projeto, as profissionais publicam as oficinas nas redes sociais e podem ser encontradas pelo Instagram: @rodasliterarias. Para entrar em contato e buscar mais informações sobre as oficinas literárias, basta enviar e-mail para psi.ribeirosi@gmail.com, samillafreitas@hotmail.com ou karolynne-oliveira@hotmail.com.


Assessoria de Comunicação Prefeitura de Nova Venécia

Postagem Anterior Próxima Postagem