Projeto incentiva a cultura da paz entre os adolescentes do Iases



Com o intuito de propagar a cultura da paz, adolescentes da Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte), em Linhares, estão participando do Projeto “Literatura da Paz”. A atividade envolve oficinas, debates e a produção de redações sobre o tema.
A iniciativa prevê duas etapas. Na última terça-feira (23), foi realizada a abertura do projeto, com a palestra do professor William Matos da Silva, que apresentou aos adolescentes as atividades que serão desenvolvidas. Em seguida, foi iniciada a primeira oficina temática, orientada pelo livro “Educação Pela Paz”, de Clóvis Nunes. Na execução das atividades, os socioeducandos são divididos em quatro grupos.
Nas oficinas, estão sendo trabalhados conceitos de paz. Ainda serão exibidos documentários que contam a história de vida de personalidades consideradas pacificadoras e propagadoras da cultura da paz. Músicas, vídeos e apostilas também serão utilizados como recursos para incentivar o debate acerca do tema. Ao final, os adolescentes irão elaborar redações sobre a temática que, ao final, serão transformadas em um livro, intitulado “Colcha de Retalhos”.
Segundo a subgerente socioeducativa da unidade, Lorena Valfré, o objetivo é trabalhar a autoestima e a reinserção social dos adolescentes através do conhecimento literário. “É muito importante debater e aprofundar estes conceitos dentro da unidade, nosso desejo é que as oficinas criem espaços de reflexões e que os adolescentes adquiram novos conhecimentos”, disse.

Assessoria de Comunicação do Iases

Postagem Anterior Próxima Postagem