9ª Caminhada da Consciência Negra e Concurso de Beleza Deusa do Ébano em Nova Venécia



Além da tradicional apresentação da Banda Afrozumba, haverá outras atrações musicais, workshops e rodas de conversas

Durante o mês de novembro, o Projeto Educando-se e Tocando e o Grupo Afrozumba, com apoio da Prefeitura de Nova Venécia e Secretaria de Cultura e Turismo, realizam uma programação variada, alusiva ao mês da Consciência Negra.

No dia 17 de novembro o evento se inicia com oficinas de dança afro, workshop de percussão, shows musicais, rodas de conversas e muito mais. O destaque fica por conta do Concurso “Deusa do Ébano Afrozumba”, que acontece no dia 22 de novembro, na Praça Adélio Lubiana, e 9ª edição da Caminhada da Consciência Negra, prevista para o dia 23 de novembro, entre outros projetos encabeçados pelo Projeto Educando-se e Tocando e Grupo Afrozumba.

O objetivo principal é sensibilizar a população para o respeito e reconhecimento da contribuição do povo negro para o desenvolvimento cultural e socioeconômico do município de Nova Venécia, bem como de todo o território brasileiro, a luta por igualdade de direitos e o fim do preconceito racial.

“Aliada à caminhada que constitui o ponto alto do evento, teremos uma vasta programação que visa dar oportunidade de participação da sociedade, promovendo o empoderamento e valorização dos negros e negras venecianos”, disse Bruna Carvalho, vocalista do grupo e coordenadora de ambos os projetos.

1º Deusa do Ébano Afrozumba
O Concurso acontece no dia 22 de novembro, na Praça Adélio Lubiana, às 20h. O evento vai escolher a beleza negra “Deusa do Ébano Afrozumba”, consolidando o combate a violência contra a mulher e preconceito racial, procurando exaltar a beleza negra e, sobretudo, levantar a autoestima de mulheres negras, valorizando a estética do povo afrodescendente.

Poderão participar do concurso afrodescendentes ou negras, com idades entre 14 e 28 anos, que residam a mais de um ano no município de Nova Venécia. Será preciso apresentar comprovante de residência no ato da inscrição.
Havendo mais de 20 candidatas inscritas, haverá uma pré-seleção por uma comissão julgadora, no dia 4 de novembro, a partir das 18h, no Centro Cultural Casarão.

As candidatas selecionadas deverão apresentar a proposta que será levada à passarela no dia 22 de novembro, com a temática que será utilizada ou país do continente africano ao qual fará a representatividade.

As inscrições para o concurso estão abertas até o dia 31 de outubro e podem ser feitas no Centro Cultural Casarão, das 8h às 11h, e das 13h às 15h. Para mais informações o interessado pode ligar para (27) 99627-6559.

9ª Caminhada da Consciência Negra
A Caminhada começa com uma concentração, às 16h, em frente ao EEEM Dom Daniel Comboni, onde será encabeçada pelo Grupo Afrozumba, com saída prevista para às 17h.

“A Caminhada da Consciência Negra é o chamado para que toda a sociedade veneciana, especialmente os afrodescendentes, possa sair das periferias em direção ao centro da cidade, com finalidade de fazer ressoar o grito por paz, liberdade, igualdade e valorização dos afrodescendentes”, disse Robinho Afrozumba, mestre e percussionista do grupo.

Alguns detalhes da programação ainda estão sendo definidos pelos organizadores.

Prefeitura de Nova Venécia




Postagem Anterior Próxima Postagem