Internas
do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC) participam da 16ª Semana
Estadual de Ciência e Tecnologia, que segue até esta sexta-feira (25), no
Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, localizado em Vila
Velha. As internas apresentaram na mostra as bolsas feitas de materiais
recicláveis, que aprenderam a confeccionar durante um curso de qualificação
oferecido também pelo CEET Vasco Coutinho.
A interna Ramone Souza Lima participa da mostra e relata a satisfação em encontrar dentro do presídio uma atividade que pode lhe proporcionar renda. “Nossas bolsas são feitas com garrafas pet, que quase sempre são jogadas fora. Com um pouco de criatividade, esse material pode ser utilizado para fazer bolsas e outros artesanatos. Não imaginava que as pessoas fossem gostar tanto, todo mundo quer comprar. É um meio de conseguir renda e isso foi uma das coisas que mais gostei do curso”, reforça.
A Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, realizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), tem como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.
A
subsecretária de Ressocialização da Secretaria da Justiça, Roberta Ferraz,
lembra que um dos objetivos da pasta é contribuir para a qualificação dos
internos a fim de torna-los cidadãos produtivos.
“A Secti tem sido uma grande parceira, levando para dentro das nossas unidades diversos cursos de qualificação, e também atendendo aos egressos que são acompanhados pelo Escritório Social. Acompanhamos o resultado desse trabalho conjunto, constatando a formação e a vocação ao empreendedorismo por apenados, egressos e seus familiares.”
Assessoria de Comunicação da Sejus