O
Governo do Estado, por meio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo
(Bandes) e apoio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento,
Aquicultura e Pesca (Seag), está desenvolvendo um programa inédito de
financiamento para a construção de pequenas barragens no Estado.
O Bandes criará linhas de crédito especiais, visando à execução de projetos de reservas hídricas, manejo e distribuição sustentável da água dentro das propriedades rurais, com o objetivo de ajudar os agricultores a combater à escassez de água nos períodos de estiagem de forma sustentável. O programa de crédito está em fase final de estruturação.
O projeto foi apresentado ao governador Renato Casagrande, nessa terça-feira (22), pelo diretor-presidente do Bandes, Maurício Cézar Duque, acompanhado do secretário de Agricultura, Paulo Foletto. Também participaram da reunião o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Antonio Carlos Machado, o subsecretário de Infraestrutura Rural da Seag, Rodrigo Vaccari, e organizações da sociedade civil.
Para Foletto, o programa é o início de um grande marco para a gestão sustentável da água e combate às crises hídricas que prejudicam os empreendimentos agropecuários do Espírito Santo.
“É um programa revolucionário, porque nos períodos de calor intenso e escassez de água a produção dos trabalhadores e trabalhadoras do campo não ficará prejudicada. Conseguiremos manter o trabalhador no mercado”, destacou.
Assessoria de Comunicação da Seag