O
governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, disse nesta quinta-feira (21)
que vai pedir que o governo federal faça investimentos urgentes na BR-262,
mesmo com a possibilidade de concessão da rodovia. A estrada, sobretudo na
região Serrana capixaba, foi bastante impactada pelas fortes chuvas e mais de
50 barreiras deslizaram.
Casagrande
destacou que os investimentos são importantes para dar mais segurança aos
motoristas que trafegam pela estrada diariamente, tento em vista que a rodovia
liga o Espírito Santo e Minas Gerais.
"Essas
chuvas mostraram a fragilidade da BR-262 e nós não podemos esperar pela
concessão. Pode até ser feita a concessão, mas é preciso que o governo
[federal] faça um investimento público nesta BR para que primeiro a gente dê
segurança para quem trafega nessa estrada e ao mesmo tempo condições de tráfego
de mais qualidade. Então é preciso primeiro ter um investimento público e
depois realizar a concessão", defendeu o governador.
Até a
noite desta quinta, a BR-262 estava totalmente liberada para o trânsito, mas
ainda há trechos com risco de deslizamento.
Riscos
Um dos
pontos mais críticos fica próximo ao distrito de Santa Isabel, em Domingos
Martins, onde há uma rachadura perto de um barranco, local que teve
deslizamento na última semana. O Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (Dnit) monitora os locais.
"O
solo tá saturado, tá muito molhado. Nós continuamos fazendo o monitoramento e
qualquer risco de avanço da situação no local, a gente vai ter que intervir
fazendo uma contenção parcial para garantir a segurança dos usuários da
via", disse o superintendente do Dnit-ES, Romeu Scheibe Neto.
A
situação preocupa também a comunidade próxima, pois na área onde está a
rachadura, acima da BR-262, há uma estrada de chão muito usada por produtores
rurais.
"A
gente tem medo porque dependemos da estrada pra ir fazer feira, levar os nossos
produtos até o Ceasa para chegar ao consumidor. Então é uma situação muito
difícil. A Defesa Civil veio, olhou na segunda-feira, e falou que o Dnit viria
para fazer um paliativo", explicou o produtor Marcelo.
A
situação preocupa quem precisa passar pelo trecho todos os dias. "Tá
perigoso porque a gente vê alguns lugares que correram barreira que tem algumas
pedras que ainda podem descer. Se tiver passando algum carro no local na hora,
pode ocorrer um sério acidente", disse o motorista Valdecir Lacerda.
Desde
a última quinta-feira (14) até agora, foram registrados 52 deslizamentos na
BR-262. O governo federal prometeu que vai realizar obras emergenciais nas
encostas.
Mas,
se chover, a situação pode piorar. Isso porque o superintendente do Dnit
explicou que a obra de contenção das barreiras fica pronta em até 180 dias.
Entretanto, por enquanto, não será necessário interditar a BR-262.
Fonte:
G1 Espirito Santo



.gif)