Nova Venécia receberá dia 04/12 workshop da Agerh sobre Segurança de Barragens


O evento acontecerá no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus de Nova Venécia.
  
A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) promoverá, no próximo dia 4 de dezembro, uma oficina sobre segurança de barragens de água no Estado. Com o objetivo de popularizar as informações sobre regularização e técnicas para proteção e inspeção de barramentos no Estado, o “Workshop de Segurança de Barragens” abordará os temas licenciamento ambiental, outorga, inspeção e plano de contingência em caso de riscos.

O workshop será voltado para produtores rurais, empresários, consultores, engenheiros, estudantes e demais interessados no tema. Para se inscrever e receber um certificado de presença, basta preencher um formulário na Agerh.

Na oficina, os participantes receberão informações de como fazer uma inspeção visual em barragens. A inspeção regular é primordial para a segurança de barramentos de terra que armazenam água. “Será uma oportunidade valiosa para as pessoas que têm barragens em suas propriedades e querem garantir a segurança das mesmas”, comenta o diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert.

Ainda segundo Ahnert, uma barragem não pode ser construída sem planejamento. A operação dos reservatórios de água depende de monitoramento e manutenção constantes. “Não adianta ter uma barragem que não funcione tecnicamente e que ofereça riscos para a população do entorno”, complementa.

O “Workshop de Segurança de Barragens” será realizado pela Agerh com o apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), da Defesa Civil Estadual, do Ifes e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação no Espírito Santo (Fapes).

Programação
8h – Credenciamento e Coffee Break
8h30 às 9h – Início
9h às 10h30 – Palestra Idaf: Licenciamento Ambiental de Barragens
10h30 às 12h – Palestra Agerh: Segurança de Barragens
12h às 13h – Almoço
13h às 14h – Prática: Inspeção de Segurança em Barragens
14h às 15h – Palestra Defesa Civil: Plano de Contingência
15h às 15h30 – Coffee Break
15h30 às 17h – Palestra Agerh: Outorga de Barramentos

Assessoria de Comunicação da Agerh




Postagem Anterior Próxima Postagem