Sesa promove capacitação ‘Enfrentamento da Obesidade no Espírito Santo’


A Secretaria da Saúde (Sesa), em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), promove o curso de capacitação "Enfrentamento da Obesidade no Espírito Santo", voltado a profissionais de nível superior que atuam na Atenção Primária à Saúde nos 78 municípios do Estado.

O curso será na modalidade semipresencial e terá duração de seis meses, com carga horária total de 189 horas. As inscrições vão até segunda-feira (02) e devem ser feitas em formulário específico.

De acordo com Raiany Boldrini Christe Jalles, Referência Técnica da Sesa sobre “Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade”, serão oferecidos dois cursos de formação. “Um curso será direcionado aos gestores responsáveis pelas ações de alimentação e nutrição, e também aos gestores do programa de saúde na escola, lotados na educação do município, e o outro será destinado aos profissionais de saúde da atenção primária, todos alinhados à condução estadual das ações relacionadas ao sobrepeso e a obesidade no Estado”, informa.

O curso para profissionais de saúde será semipresencial e ofertará 936 vagas, uma para cada profissional das 720 equipes de saúde da família, além de 116 para profissionais dos núcleos de saúde da família e 100 para profissionais das unidades básicas de saúde tradicionais.

No curso ofertado aos gestores das ações de alimentação e nutrição, e no programa saúde na escola, serão aceitos profissionais de nível superior de qualquer área de formação. Já os cursos para profissionais da atenção primária terão como critérios de inclusão a formação superior em qualquer área de formação, atuação na atenção primária e vínculo estatutário, celetista e temporário.

Os cursos serão mediados via tutoria, que será realizada por um professor por região de saúde, e que irá acompanhar as atividades dos alunos, sendo o interlocutor entre o conteudista/equipe de coordenação em eventuais dúvidas sobre o conteúdo ou curso. A tutoria será a distância, via plataforma do Telessaude/Tele-Educação, e os encontros presenciais serão priorizados para a realização de atividades práticas.

Mais informações sobre o curso pelo telefone (27) 3347-5703 / obesidade.ufes@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Sesa





Postagem Anterior Próxima Postagem