Últimas

Sistema de energia solar começa a funcionar na Emef Profª Claudina Barbosa



Começaram as aulas na Rede Municipal de Ensino de Nova Venécia e os alunos e profissionais da EMEF Profª Claudina Barbosa já estão usufruindo os frutos do Projeto “Boa Energia nas Escolas” da EDP, distribuidora de energia no Espírito Santo, com o Sistema de Geração Solar Fotovoltaico. Foi a partir do projeto que a escola ganhou a usina.

No local tudo já está funcionando por energia elétrica gerada pelo sistema solar, inclusive os aparelhos de ar condicionado que foram instalados em todas as salas de aula. Apesar de ainda estar em fase de testes, o sistema está funcionando perfeitamente.

Nesta quinta-feira (06), o prefeito Lubiana Barrigueira, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, Juarez Oliose, secretários e servidores municipais, foi conferir o resultado e se mostrou satisfeito. “No ano passado instalamos aparelhos de ar condicionado em várias escolas, o que, obviamente, acarreta no aumento do consumo de energia. O sistema de energia solar está dando conta e já vai diminuir drasticamente essa despesa. Nosso propósito é investir na sustentabilidade, garantindo qualidade no ensino aos nossos alunos e um ambiente confortável também aos nossos profissionais”, disse o prefeito.

O convênio com a EDP foi assinado no ano passado pelo prefeito Lubiana Barrigueira e o secretário de Educação, Arilso Teixeira. O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora e é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANELL).

Para ser contemplada, foi apresentado um diagnóstico com o projeto elétrico da escola, no qual o secretário de Planejamento do município, Edson Marquiori, foi o responsável pelos levantamentos e apresentação. “A escola Claudina Barbosa foi a escolhida pela EDP entre as sete participantes. Foram analisadas questões como consumo, tamanho e número de alunos. Tecnicamente foi identificado que a escola é o local onde o projeto teria o melhor resultado, o que foi confirmado com a implantação. Deu tudo certo e conseguimos viabilizar essa grande conquista. Agora estamos analisando o resultado para buscarmos mais ações desse tipo”, comemora Marquiori.

O município participou de todas as fases do projeto e foi contemplado com a implantação do Sistema de Geração Solar Fotovoltaico na Emef Profª Claudina Barbosa, com potência total instalada de 3,38 kWp, composto por módulos fotovoltaicos, inversor e demais componentes inerentes ao funcionamento, o que inclui serviços e materiais necessários.

Nenhum comentário