Veja a previsão do tempo durante o Carnaval no Espírito Santo e todo Sudeste



A Região Sudeste já teve muitos eventos de chuva forte desde meados de novembro de 2019. A chuva volumosa de janeiro fez muitos estragos nos quatro estados e deixou dezenas de vítimas fatais no Espírito Santo e Minas Gerais.

A chuva forte, mais enchentes, deslizamentos em áreas de risco, barreiras nas estradas são preocupações na Região Sudeste neste Carnaval. E para completar as condições adversas, o mar deve ficar bastante agitado durante os dias de folia. 

Para o Carnaval 2020, as condições para chuva aumentam sobre o Sudeste por causa da  passagem de uma frente fria, que vai ajudar a organizar grandes áreas de instabilidade sobre o interior da Região. 

Esta frente fria passa por São Paulo entre os dias 20 e 21 de fevereiro, pelo Rio de Janeiro entre os dias 21 e 22 e pelo Espírito Santo no dia 23 de fevereiro.

Espírito Santo
Na sexta-feira, 21 de fevereiro, o sol predomina no Espírito Santo. Pode chover à tarde e à noite na divisa com o Rio de Janeiro.
No dia 22, por causa da passagem de uma frente fria pelo estado, as condições para chuva aumentam e pode chover forte à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte em todas as regiões do estado.

O tempo fica muito instável no dia 23 de fevereiro, domingo, com predomínio de chuva. Pode chover com moderada a forte em todas as regiões do estado.
No dia 24, o Norte Capixaba ainda terá predomínio de céu nublado e chuva. A Grande Vitória e as outras regiões do estado voltam a ter períodos com sol, mas com chance de chuva a partir da tarde, com até moderada intensidade. No dia 25, terça-feira, e no dia 26, quarta, o Espírito santo terá sol, períodos com sol e pancadas de chuva a partir da tarde. Pode chover forte na tarde e noite do dia 26. 

São Paulo
O estado de São Paulo tem tempo instável, com chuva a qualquer hora e risco de chuva forte no dia 21 de fevereiro, sexta-feira, 21. Há grande preocupação com chuva volumosa e prolongada no leste do estado de São Paulo que devem cair pelo litoral, nos Vales do Paraíba e do Ribeira e também sobre a Grande São Paulo.

No dia 22, as áreas de instabilidade enfraquecem em quase todo o leste de São Paulo e a chuva fica fraca a moderada em quase toda região, incluindo a Grande São Paulo. Ainda pode chover forte no litoral norte. Os dias 23, 24 e 25 já serão com períodos de sol e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte pelo interior. A Grande São Paulo, o litoral e o leste do estado podem ter chuva fraca a moderada.
As condições para chuva forte aumentam no dia 26. 

Rio de Janeiro
No estado do Rio de Janeiro há risco de temporais à tarde e à noite na sexta-feira, 21 de fevereiro, com a chegada de uma frente fria.  Pode ter temporal na cidade do Rio de Janeiro.

O tempo fica muito instável no sábado, com predomínio de chuva. Pode chover forte em todas as regiões do estado. No dia 23, o Norte e o Noroeste Fluminense ainda devem ter predomínio de céu nublado e chuva. O Grande Rio e as outras regiões do estado voltam a ter períodos com sol, mas ainda pode chover a partir da tarde, com até moderada intensidade. No dias 24 e 25, todo o estado do Rio tem períodos com sol e pancadas de chuva a partir da tarde. 
As condições para chuva forte aumentam no dia 26. 

Minas Gerais
Para Minas Gerais, a preocupação é grande com o aumento da chuva com a passagem da frente fria. 
Na sexta-feira, 21, o sol predomina no Vale do Jequitinhonha e áreas do Vale do Rio Doce próximas ao Espírito Santo. A Grande Belo Horizonte e as outras regiões mineiras devem ter sol, calor, aumento de nebulosidade no decorrer do dia e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Há risco de chuva forte!
Entre os dias 22 e 26 de fevereiro, áreas de instabilidade vão crescer sobre todas as regiões de Minas Gerais deixando todo o estado com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes. O ar fica abafado e até ocorrem períodos com mormaço, mas há risco de chuva moderada a forte por todo o estado.
A Grande Belo Horizonte pode ter várias pancadas fortes durante o Carnaval 2020.

Mar agitado
Atenção! A passagem de um swell pela costa da Região Sudeste durante o Carnaval faz com que o mar fique agitado durante o dia 22 de fevereiro, sábado.
No domingo, o mar fica bastante agitado em São Paulo e no Rio de Janeiro, com perigo para banhistas e embarcações pequenas. Há risco de ressaca.  Mas os surfistas vão poder aproveitar grandes ondas, com boas condições para surfar. O mar ainda estará agitado no dia 24 na costa de São Paulo e do Rio, com diminuição da altura das ondas no decorrer do dia.
No Espírito santo, o mar começa a ficar agitado no dia 23, domingo. No dia 24, as ondas crescem um pouco mais. Não há expectativa de ressaca e os surfistas devem aproveitar boas ondas. 
O mar baixa no decorrer da terça-feira, 25 de fevereiro em toda a costa do Sudeste. 

Com informações do Climatempo






Postagem Anterior Próxima Postagem