Governo do ES cria nova Subsecretaria de Vigilância em Saúde



O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (11) o decreto de Nº 4588-R que define a criação e inclusão na estrutura organizacional básica da Secretaria da Saúde (Sesa), em nível de execução pragmática, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde.
Como subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, destaca que, desde o início da atual gestão, iniciativas vinham sendo realizadas em busca de uma melhor reorganização da Vigilância, um exemplo, é a criação e desenvolvimento do sistema de notificação de doenças, o e-SUS Vigilância em Saúde.
“Desde que implementamos o e-SUS VS, totalizou mais de 23 mil notificações de doenças e agravos de notificação compulsória. A redução de tempo de resposta é um dos pontos positivos que o e-SUS VS traz. O sistema está implantado nos municípios capixabas atingindo o objetivo que buscamos, o de realizar a notificação no lugar onde está tendo o atendimento ao paciente e, além disso, conseguir acabar com o papel, a forma antiga de notificar”, explicou.

Nova estrutura
Fica definido como estrutura organizacional da nova Subsecretaria, as seguintes vinculações e subordinações: a Gerência de Vigilância em Saúde, que inclui os núcleos especiais 1) Vigilância Epidemiológica; 2) Vigilância Ambiental; 3) Vigilância Sanitária; 4) Serviços de Verificação de Óbitos; 5) Prevenção e Atenção às Intoxicações; 6) Informação em Saúde; 7) Vigilância à Saúde do Trabalhador; e o 8) Laboratório Central de Saúde (LACEN/ES).

Além da criação da Subsecretaria, o decreto também estabelece mudanças na estrutura da Sesa. Para ter acesso ao decreto de Nº 4588-R, clique aqui https://saude.es.gov.br/Media/sesa/Documentos/diario_oficial_2020-03-11_completo-9-18.pdf

 
Assessoria de Comunicação da Sesa




Postagem Anterior Próxima Postagem