Prefeitura de Nova Venécia anuncia medidas de prevenção por conta do coronavírus



A prefeitura de Nova Venécia anunciou nesta segunda-feira (16) algumas medidas para evitar o contágio do novo coronavírus. A princípio, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, o município vai cancelar eventos e outros encontros para evitar aglomeração de pessoas.

Sobre outras medidas, o prefeito Lubiana Barrigueira disse que vai participar nessa terça-feira (17) de uma reunião na sede da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), em Vitória, na presença do governador do Estado, Renato Casagrande, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e prefeitos de outros municípios, com o propósito de que seja criado um plano de medidas preventivas a ser seguido pelos municípios, com a adoção de medidas mais severas, inclusive com a possibilidade de suspensão das aulas.

A Secretaria Municipal de Saúde está adotando algumas medidas preventivas como mudanças na forma de atendimento de pacientes, exceto urgências; cancelamento de férias de médicos e enfermeiros; e até a possibilidade de criação de um horário específico para atender pessoas que, por ventura, aparecerem com suspeita da doença. Uma equipe também está disponível para fazer atendimentos em residências onde houver casos suspeitos. A orientação para quem apresentar sintomas da doença é procurar a unidade de saúde mais próxima.

A Casa do Vovô suspendeu a visitação ao público. A Apae informou que também vai seguir as recomendações da Amunes e Governo do Estado, mas que já está evitando eventos com aglomeração de pessoas.

É importante que a população não espalhe informações falsas, além de seguir as medidas preventivas e de higienização, que são essenciais para o controle da doença.

Adote as recomendações para se evitar a propagação da doença:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Sintomas
Estão enquadradas dentro da definição de casos suspeitos do Covid-19 pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e que estiveram recentemente na Alemanha, Austrália, Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Estados Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália, Japão, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietnã.

Repouso, hidratação constante e medidas para aliviar os sintomas, como antitérmicos e analgésicos, são recomendados. 

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Nova Venécia



Postagem Anterior Próxima Postagem