Últimas

Secretaria de Agricultura disponibiliza alevinos de robalo para produtores



Tilápia, tambaqui, matrinxã e outros peixes também estão disponíveis
A Secretaria de Agricultura de Nova Venécia está realizando cadastro de produtores interessados em adquirir filhotes de robalo para recriar em represas, poços ou lagoas.
A proposta é juntar um número considerável de produtores para pedir o mínimo de mil filhotes, o que acaba barateando a compra para o produtor.
Os filhotes dos robalos chegam com média de seis a oito centímetros cada. O produtor interessado deverá fazer pedido mínimo de 20 alevinos. O valor da unidade é R$5.
De acordo com Tertuliano Francischetto, técnico que coordena o projeto de aquisição de alevinos, o objetivo da Prefeitura de Nova Venécia é contemplar o pequeno produtor rural da agricultura familiar. “Quando juntamos muitas pessoas, podemos comprar em grande quantidade, e, com isso, os preços dos alevinos caem, refletindo no bolso do produtor e assim fomentando ainda mais a diversificação da cultura nas propriedades, aumentando a renda do produtor, e é isso que estamos fazendo”, disse.
Os alevinos de robalo são da espécie Peva e já se alimentam por ração. Com um ano de idade eles atingem peso médio de dois quilos.
O produtor precisa se atentar a algumas questões. É interessante soltar o filhote de robalo em ambientes que tenham camarão, piaba e tilápias que são alimentos tidos como prioridade para ele e outros predadores que possam existir no mesmo local como traíra, tucunaré ou pirarucu. “É a maneira correta para que o robalo se desenvolva com alimento e também não vire presa para outros predadores maiores”, concluiu o técnico.
A Secretaria também está cadastrando produtores interessados em alevinos de tilápia, tambaqui, matrinxã e outras espécies. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura ou entrar em contato pelos telefones: (27) 99862-0056 / 3752-9037.

Prefeitura de Nova Venécia




Nenhum comentário