Condutor com CNH vencida poderá ser indenizado normalmente por seguradoras


PL quer determinar a obrigatoriedade durante a pandemia do novo coronavírus, já que o processo para renovação da carteira de motorista está comprometido.


O Projeto de Lei (PL) 2607/20 impede seguradoras de veículos, durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19, de se recusarem a indenizar o condutor que estiver com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida a partir de 19 de fevereiro de 2020. O texto altera o Código Civil e será analisado pela Câmara dos Deputados.
Em razão da pandemia, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já impede, por tempo indeterminado, os órgãos de trânsito de aplicar multa ao condutor que dirigir com CNH vencida.
O autor da proposta, deputado Leur Lomanto Júnior (DEM-BA), explica que, mesmo autorizado pelos órgãos de trânsito, o condutor pode ter dificuldade para receber a indenização prevista na apólice em caso de sinistro.
"É praxe entre as empresas seguradoras definir cláusula para deixar de pagar a indenização caso o segurado, ou qualquer outra pessoa, venha a dirigir o veículo sem a habilitação legal ou com a CNH vencida, suspensa, cassada ou não renovada."
“Em razão da atual impossibilidade de renovar a CHN, acreditamos ser importante se garantir o direito ao segurado em não perder o prêmio do seguro em razão de portar a Carteira Nacional de Habilitação vencida a partir de 19.02.2020”, finaliza o autor.
Para acompanhar a tramitação da matéria que deseja que as seguradoras indenizem condutor com a CNH vencida durante a pandemia, acesse a página da Câmara dos Deputados.

Auto Papo UOL






Postagem Anterior Próxima Postagem